A Microsoft Portugal revelou esta semana que foi feita uma implementação da tecnologia de mapas BingMaps no novo portal de Tráfego da Estradas de Portugal (http://www.estradas.pt), que fornece informação em tempo real de tráfego nas estradas geridas pela empresa.

No portal de Tráfego da Estradas de Portugal, que constitui uma fonte primária de informação do estado do trânsito pelos principais serviços informativos dos órgãos de comunicação social, pretende-se veicular a informação de trânsito útil para os utentes da estrada. Desde logo, informação proveniente das câmaras instaladas na rede rodoviária nacional, nomeadamente imagens vídeo e imagens fotográficas daquilo que está a acontecer na estrada a cada momento. Para além disso, o portal disponibiliza a informação dos painéis de informação variável e disponibiliza ainda informação relativa a condicionamentos e constrangimentos que provoquem algum tipo de condicionamento ou trânsito em todas as estradas nacionais. Neste novo portal e numa parceria com a Microsoft e através da utilização do BingMaps, é possível também a qualquer utente das estradas fazer o cálculo de percursos face à viagem que vai empreender.

Para Diogo Madeira, Vogal do Conselho de Administração da Estradas de Portugal, “O nosso maior desafio é agora constituirmo-nos como uma referência entre as empresas públicas na forma como nos relacionamos com os nossos utentes, neste caso com os automobilistas. Vamos oferecer um serviço de excelência através do nosso portal estradas.pt, para que os automobilistas que circulam nas estradas de Portugal possa ter o maior número possível de informação sobre o trânsito que ai circula , de forma a tomarem decisões sobre os percursos que vão tomar, que sejam as mais eficientes e mais baratase mais seguras.

A propósito da escolha da aplicação BingMaps no portal de trânsito da Estradas de Portugal, Rui Ribeiro, Director do Gabinete de Sistemas de Informação da Estradas de Portugal, explica “O Bingmaps apresentou-se à Estradas de Portugal como sendo a plataforma ideal para usabilidade dos utilizadores que procurávamos, neste caso os nossos utentes das estradas que procuram informação sobre trânsito rapidamente. O Bingmaps trouxe essa capacidade do ponto de vista de usabilidade, associado a isto trouxe-nos também um conjunto de inovações tecnológicas que nos permitiu transpor aquilo que é informação interna da empresa, informação das estradas, informação dos condicionamentos directamente para algo que fosse disponibilizado para os utilizadores finais. Com isto e do ponto de vista da inovação tecnológica permitiu-nos também integrar várias plataformas e portanto dispomos de várias informações em ambientes heterogéneos, conseguimos transpor isso também para os mapas. Portanto, as várias informações que conseguimos ter hoje em dia com o Portal de Estradas vem de várias fontes de informação. E isto foi importante para nós importante saber que o Bingmaps conseguiu responder a essa capacidade.”

O objectivo da Estradas de Portugal com a aposta no portal estradas.pt e dos serviços informativos nele concentrados foi inovar. Inovar é, para a empresa, dar experiência aos seus utilizadores e clientes, quer sejam individuais quer sejam empresariais ou governamentais. Esta experiência significa que não só dar informação das estradas para os utentes, mas também receber essa informação. Esta informação é disponibilizada numa multiplicidade de dispositivos, móveis (PDAs ou smartphones), PCs ou televisão através das parcerias existentes com os principais canais de televisão, generalistas ou por cabo. O propósito da Estradas de Portugal é ter a capacidade de dar a informação no momento certo em que ela é necessária, mesmo que o utilizador não esteja ligado à rede. Foi para implementar esta capacidade que a empresa identificou parceiros tecnológicos e estratégicos preferenciais para o portal de trânsito, onde inclui a Microsoft.

{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 1858 vezes
Top