O primeiro-ministro, José Sócrates, deu inicio na passada Sexta-Feira, em Lisboa, à entrega de 5.000 computadores, no âmbito do Plano Tecnológico, que deverão aumentar em meio milhão o número de portugueses com Internet.
 
Além do chefe do Governo, o arranque da iniciativa conta com a participação de mais 17 elementos do Governo nos 18 distritos do país.

O programa para a entrega de computadores foi anunciado este ano por José Sócrates na Assembleia da República, faz parte do Plano Tecnológico do Governo e surgiu na sequência da negociação de um fundo constituído por verbas dos operadores móveis ao abrigo de compromissos assumidos no âmbito da Sociedade de Informação na altura da atribuição das licenças para a terceira geração móvel.
 
A entrega dos computadores destina-se a pessoas envolvidas no processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC), aos alunos do 10º ano e aos professores do ensino básico e secundário.

Durante a manhã, o primeiro-ministro está no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, onde entregará 20 computadores e certificados de RVCC a pessoas que concluíram o programa Novas Oportunidades.

Também outros membros do Governo, que estarão presentes em sessões nos outros distritos do país, entregarão certificados de formação profissional a adultos e computadores.

«A primeira remessa de cinco mil computadores destina-se aos formandos do programa Novas Oportunidades e pretende promover o acesso e a utilização da banda larga por mais pessoas, ajudando estas pessoas que tiveram formação em tecnologias da informação a poderem desenvolver os seus projectos no futuro», afirmou à Lusa Fernando Medina, secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional.

«Portugal tem um índice elevado de utilização de banda larga pelas pessoas com computador, mas ainda é uma percentagem reduzida relativamente à população geral. O que pretendemos é alargar a oferta de computadores e banda larga a um preço reduzido, para combater o baixo número de pessoas com computadores», disse.

 Fonte : Diário Digital
Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 2396 vezes
Top