Embora esta tecnologia tenha enormes potencialidades para contactar com os entes queridos, amigos ou com colegas de trabalho que se encontram distantes, a comunicação vídeo comporta uma nova e complexa série de normas de “etiqueta” que a Logitech dá a conhecer.

São dez dicas fundamentais para evitar momentos embaraçosos.
1 Esqueça o que lhe disseram – o aspecto importa! Antes de iniciar uma chamada vídeo, penteie o cabelo e certifique-se de que as suas roupas estão limpas, pelo menos. Algumas webcams proporcionam uma imagem de tal qualidade, que os seus amigos ficarão a saber se não tiver lavado o cabelo ultimamente ou escovado os dentes.

2 Apresente-se com o seu melhor aspecto. Livre-se de cabelos soltos, comida nos dentes e, senhoras, cuidado com a maquilhagem.

3 Seja cuidadoso com a linguagem corporal. Lembre-se de que os outros podem vê-lo. Reacções com caretas ou ruídos, mesmo ao mais patético dos comentários, não passarão despercebidas.

4 Comer não é permitido. Ninguém deseja vê-lo devorar um pacote inteiro de batata frita ou amendoins. E deite fora a pastilha elástica!

5 Use o melhor serviço de chamadas vídeo VoIP. O Skype (www.skype.com), por exemplo, é um software fácil de utilizar que permite chamadas vídeo grátis através da Internet.

6 Tente não parecer distraído. Não esteja constantemente a olhar para o relógio, a reclinar-se com os pés para cima ou a escrevinhar no seu notepad. Se preferir fazer outra coisa, pelo menos, finja estar interessado.

7 Consegue ouvir-me agora? Esteja certo de que usa um auricular ou uma webcam com microfone integrado, pois, se assim não for, os outros interlocutores não podem ouvi-lo. A Logitech fabrica ambos.

8 Esteja atento ao que o rodeia. Verifique se não existem objectos impróprios ou que provoquem distracção à sua volta, como uma camisa suja sobre uma cadeira, obras de arte estranhas ou grandes quantidades de material de escritório que tenha levado do emprego para casa. Esses objectos podem tornar-se no tema das intrigas do dia seguinte.

9 Reduza o ruído de fundo. Para melhores resultados de som, mantenha a chamada vídeo num ambiente sossegado.

10 Verifique a luz. Para garantir a melhor qualidade de imagem, é importante estar num espaço bem iluminado e não estar sentado de costas para uma janela durante o dia.

E mais importante, independentemente de se tratar de um diálogo de trabalho ou com amigos, deve encarar a experiência como se estivesse de facto na mesma sala com o seu interlocutor. Depois, seja você mesmo e as conversas vídeo serão sempre um sucesso.

Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 2222 vezes Modificado em Jul. 21, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top