A Microsoft explicou que pretende reduzir a sua estrutura organizacional e simplificar produtos, processos e funções. O Seattle Times foi o primeiro a avançar com a notícia dos despedimentos em massa. Em paralelo, a Bloomberg noticiou que a divisão King, sediada em Barcelona e responsável pelo videojogo Candy Crush, vai cortar cerca de 10% da equipa, o que corresponde a cerca de 200 postos de trabalho.
A Microsoft confirmou à Reuters que a sua divisão de jogos foi afetada, embora os cortes não envolvam a maioria da unidade, mas não forneceu mais pormenores.
Outras gigantes tecnológicas que apostam fortemente na inteligência artificial também têm vindo a reduzir pessoal. A Meta, dona do Facebook, anunciou este ano que vai dispensar cerca de 5% dos seus colaboradores com menor desempenho, enquanto o Google, da Alphabet, e a Amazon também realizaram cortes, incluindo nas áreas de dispositivos, serviços, comunicação e livros.