A WRI foi anunciada no final de 2024, após uma falha grave que evidenciou o impacto que um único erro de atualização pode ter em larga escala. O objetivo da Microsoft passa agora por garantir que o Windows consiga recuperar mais rapidamente quando surgem problemas.
Uma das novidades mais práticas é o Quick Machine Recovery. Caso o PC deixe de arrancar devido a uma atualização com falhas ou infeção por malware, o Windows será capaz de aplicar correções direcionadas diretamente através do Windows Recovery Environment (WinRE). Isto elimina a necessidade de passos manuais ou intervenções técnicas complexas. Esta funcionalidade estará ativada por defeito no Windows 11 Home. Já no Pro e Enterprise, os administradores de TI terão maior controlo sobre a sua utilização.
A Microsoft está também a atualizar o clássico Ecrã Azul da Morte. A nova versão alinha-se com o design do Windows 11, apresenta detalhes de erro de forma mais clara e permite reinícios mais rápidos. Graças às melhorias na recolha de dados de crash dump, o sistema consegue reiniciar apenas dois segundos após obter a informação necessária.
Estas atualizações já podem ser testadas através do programa Insider. A Microsoft publicou ainda um artigo detalhado e um e-book gratuito onde explica como a WRI contribui para reduzir o tempo de inatividade e aumentar a fiabilidade nas organizações.