Num artigo recentemente divulgado no seu blogue oficial, a Microsoft fez recomendações às organizações sobre como se prepararem para a chegada do Windows 11, versão 25H2. A empresa de Redmond destacou que as versões 24H2 e 25H2 partilham o mesmo ramo de manutenção do Windows, o que significa que o processo de atualização deverá ser relativamente rápido graças à presença dos pacotes de ativação (enablement packages ou eKB). Para quem não sabe, os pacotes de ativação são conjuntos de código desativado que contêm novas funcionalidades e que são ativados pela Microsoft durante a atualização. Isto significa que os PCs com Windows 11 versão 24H2 poderão atualizar-se para a versão 25H2 com apenas um reinício, uma vez que o novo código já se encontra presente, sendo apenas necessário ativá-lo.
Por outro lado, quem utiliza um PC com uma versão anterior à 24H2 não ficará tão satisfeito ao saber que esta não partilha o mesmo ramo de manutenção da versão 25H2. Isto implica que será necessário passar pelo processo regular de atualização via Windows Update ou Windows Autopatch, o que pode ser significativamente mais demorado e exigir vários reinícios.
Como habitual, as versões Enterprise do Windows 11 versão 25H2 terão 36 meses de suporte a partir da data de lançamento, enquanto as edições Pro e Home contarão com 24 meses de suporte. Vale a pena lembrar que, embora a Microsoft tenha confirmado que o Windows 11 versão 25H2 começará a ser distribuído ainda este ano, a empresa não revelou uma data concreta para o lançamento.