Administradores de sistemas, técnicos de TI e até utilizadores domésticos precisam, de tempos a tempos, de executar várias ferramentas de diagnóstico no Windows para resolver ou contornar problemas do sistema. No ano passado, a Microsoft publicou um guia sobre várias dessas aplicações nativas do Windows, como o Gestor de Tarefas, Editor do Registo, entre outras.

Para além dessas, o Windows inclui também ferramentas como o SFC (System File Checker) e o DISM (Deployment Image Servicing and Management), que verificam e corrigem ficheiros de sistema corrompidos ou em falta.

Existem ainda diversas formas de diagnosticar problemas de rede, como os relacionados com o DNS (Domain Name System), entre outros.

Ferramenta não oficial para manutenção do Windows

Para poupar tempo na execução de todas estas ferramentas, um utilizador do Reddit desenvolveu um utilitário que automatiza todos esses processos num único pacote. Segundo o autor, o script Batch (.BAT) criado é "basicamente um script tudo-em-um que ajuda a limpar o sistema, executar diagnósticos incorporados, corrigir problemas comuns de rede e gerar relatórios do sistema."

O script baseia-se em ferramentas nativas do Windows, como netsh, ipconfig, systeminfo, entre outras, com o objetivo principal de economizar tempo.

Esta ferramenta pode ser particularmente útil para reparar o Windows Update, algo que sabemos ser uma situação bastante comum, e onde até os artigos oficiais de suporte da Microsoft nem sempre resolvem.

Funcionalidades da ferramenta

  • Executar SFC, DISM e CHKDSK a partir de um menu único
  • Reiniciar adaptadores de rede com deteção automática
  • Limpar ou configurar o DNS (Google, Cloudflare ou personalizado)
  • Reparar o Windows Update (reiniciar serviços e limpar cache)
  • Gerar relatórios do sistema (ficheiros .txt guardados na Área de Trabalho)
  • Mostrar drivers instalados
  • Limpar ficheiros temporários
  • Backup e restauração do Registo do Windows (manual)

r/Windows10 - Wrote a batch script for Windows maintenance – it’s saving me a ton of time

A versão mais recente da ferramenta já está disponível para download no GitHub. Esta atualização corrige problemas relacionados com privilégios de administrador. Como o script necessita de ser executado como administrador, ele agora reinicia-se automaticamente nesse modo caso o utilizador se tenha esquecido de o fazer.

Aviso: Esta é uma aplicação não oficial e de terceiros, por isso é recomendável fazer backup do sistema antes de utilizar, e testá-la primeiro numa máquina virtual.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 304 vezes
Top