Fortinet, líder global em cibersegurança que promove a convergência entre redes e segurança, anunciou hoje o lançamento de um conjunto de inovações do FortiAI e a sua inclusão em toda a plataforma Fortinet Security Fabric. O objetivo passa por melhorar e reforçar a proteção contra ameaças emergentes, simplificar e automatizar as operações de segurança e rede, e garantir a utilização segura de serviços potenciados por IA nas organizações.

“A nossa vantagem em inteligência artificial resulta da amplitude e profundidade do nosso ecossistema, construído com base em mais de uma década de inovação e reforçado por mais patentes do que qualquer outro fornecedor de cibersegurança,” afirmou Michael Xie, Founder, President, and Chief Technology Officer at Fortinet. “Ao incorporar o FortiAI em toda a plataforma Security Fabric, incluindo as capacidades avançadas do Agentic AI, estamos a permitir aos nossos clientes a redução da carga de trabalho das suas equipas de segurança e rede, e ao mesmo tempo a dar-lhes a oportunidade de melhorarem a eficiência, velocidade e precisão das suas operações. Paralelamente, o alargamento da cobertura a todo o ecossistema Fabric permite aos nossos clientes monitorizar e controlar a utilização de serviços GenAI nas suas organizações.”

A necessidade de proteção e segurança orientadas para a IA para sistemas de IA

As empresas precisam de soluções de segurança baseadas em IA para se defenderem contra ameaças cada vez mais sofisticadas — sobretudo aquelas que recorrem à IA para contornar defesas, automatizar ataques e explorar vulnerabilidades. Em simultâneo, torna-se essencial proteger os próprios sistemas de IA contra manipulação adversária, dados corrompidos e acessos não autorizados. Sem uma proteção robusta, a IA pode tornar-se tanto alvo como arma para os cibercriminosos. A Fortinet responde a este desafio com mais de 500 patentes de IA (emitidas e em processo), e mais de 15 anos de inovação nesta área, fornecendo segurança baseada em IA para deter ameaças avançadas e garantir a integridade dos sistemas de IA.

Novas Inovações de IA da Fortinet

O FortiAI foi alargado de forma a refletir toda a abordagem da Fortinet à segurança e operações de rede baseadas em IA, protegendo ambientes, modelos de IA e modelos de linguagem de grande dimensão (LLMs). Integrado na plataforma Security Fabric da Fortinet, o FortiAI oferece capacidades inteligentes e autónomas para deter ameaças avançadas, agilizar operações e apoiar uma adoção segura da IA.

FortiAI-Assist combina GenAI, Agentic AI e AIOps para simplificar e transformar as operações de segurança e rede com automação e análise inteligentes.

Este alargamento introduz novas funcionalidades em dois domínios principais:

· Aplicações de Agentic AI para operações de rede

· A gestão autónoma da rede iniciada através do assistente GenAI permite a criação de atualizações da configuração da rede e da política de segurança, a validação e correção das configurações existentes e a resolução de problemas e a correção de problemas de rede sem intervenção humana.

· A otimização e a resolução automatizada de problemas de rede utilizando GenAI e AIOps melhoram as operações de rede para redes com fios, sem fios e SD-WAN, e identificam e oferecem proactivamente a remediação de problemas antes de os utilizadores serem afetados.

· Aplicações de Agentic AI para SecOps

· A triagem automatizada de alertas dá prioridade às notificações com base no risco, no contexto e nos padrões históricos, elimina os alertas duplicados e assinala apenas as ameaças de elevada importância dentro do sistema ou diretamente para o analista de ameaças, consoante as preferências da organização.

· Pesquisa adaptável a ameaças analisa os registos, o tráfego de rede e o comportamento dos utilizadores para procurar riscos sem esperar pela intervenção humana.

· O rastreio da causa inicial utiliza o raciocínio orientado por IA para identificar a origem, o método e o impacto de um ataque.

· A aprendizagem, da inteligência contra ameaças melhora a inteligência de segurança, correlacionando padrões de ataque e atribuindo táticas adversárias, melhorando a defesa proactiva.

FortiAI-Protect melhora a segurança com a deteção de riscos orientada por IA, permitindo a identificação de ameaças avançadas e desconhecidas. Fornece avaliações de risco com base no contexto para fortalecer a segurança e impor controlos de acesso para aplicações de GenAI de terceiros. Estas melhorias incrementam o valor dos FortiGuard AI e potenciam os Serviços de Segurança para novos clientes e existentes. Os novos recursos incluem:

· Aplicação de Detecting AI com mais de 6.500 AI URLs, incluindo GenAI. As equipas de segurança obtêm contexto adicional sobre casos de uso, modelo de treino e localização dos dados.

· Controlo de acesso e de conteúdos GenAI com base em princípios de zero-trust, permitindo bloquear a utilização de IA não autorizada ou de alto risco. Visibilidade sobre listas de aplicações de IA e contexto adicional (como geolocalização e modelos de treino) permite aos administradores definir políticas de utilização da IA a nível organizacional.

· Reforço da análise de ameaças e proteção contra malware com recurso a machine learning e análise de dados em larga escala para detetar e neutralizar novas ameaças. A correlação contextual com indicadores conhecidos de ameaça é continuamente afinada para reduzir falsos positivos e garantir maior eficiência operacional.

· Segurança sofisticada com treino contínuo de modelos de machine learning no sistema de prevenção de intrusões (IPS) para adaptação e deteção de novas técnicas de ataque.

Fortinet Ajuda as Organizações a Proteger os seus Modelos de IA, Infraestrutura e Dados

As organizações podem adotar a IA de forma segura com o FortiAI-SecureAI, que oferece funcionalidades transversais à plataforma Security Fabric para proteger a infraestrutura de IA contra ameaças na rede, proteger aplicações web e APIs, e defender workloads nativos da cloud em diferentes fornecedores. O FortiAI-SecureAI garante a integridade dos dados, previne fugas de informação dos LLMs, protege modelos de IA e propriedade intelectual, reforça o acesso zero-trust e permite deteção e resposta precoce a ataques.

FortiAI dá prioridade à privacidade de dados

O FortiAI utiliza uma abordagem de proteção de dados em múltiplas camadas, aplicando controlos de privacidade rigorosos para garantir que os dados partilhados com o assistente GenAI da Fortinet não são utilizados para treinar o modelo. As pesquisas ou consultas são processadas localmente, assegurando que os dados nunca saem da rede, sendo que informações sensíveis são bloqueadas ou mascaradas antes de chegarem ao modelo de linguagem.

Com as soluções FortiAI-Assist, FortiAI-Protect e FortiAI-SecureAI, a Fortinet mantém-se na vanguarda da cibersegurança baseada em IA, com o objetivo de apoiar as organizações que procuram estar um passo à frente no atual cenário de ameaças em constante alteração.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 396 vezes
Top