Como um firme defensor de uma abordagem colaborativa para combater o cibercrime, a Kaspersky contribuiu para a Operação global da INTERPOL - Synergia II - destinada a interromper ciberameaças como phishing direcionado, ransomware e ladrões de informação. O esforço conjunto reuniu parceiros do sector privado e autoridades oficiais de aplicação da lei, de 95 países membros da INTERPOL, resultando na identificação de mais de 100 suspeitos e na detenção de 41 indivíduos.

A iniciativa atual é uma continuação de uma operação da INTERPOL, denominada Synergia, que teve lugar de setembro a novembro de 2023. Esta operação centrou-se na interrupção de infraestruturas maliciosas envolvidas em ataques de phishing, malware e ransomware. A Kaspersky apoiou a operação e partilhou dados sobre as infraestruturas maliciosas identificadas em todo o mundo.

Com base nos triunfos da sua edição anterior, a Operação Synergia II decorreu de abril a agosto de 2024, abrangendo alguns países da Europa, África e região APAC. Como resultado, foram identificados cerca de 30 000 endereços IP e servidores suspeitos ligados a ciberameaças, tendo mais de 75% sido eliminados com êxito. Além disso, as forças da ordem apreenderam 59 servidores e 43 dispositivos eletrónicos, incluindo computadores portáteis, telemóveis e discos rígidos envolvidos em atividades cibercriminosas.

A Kaspersky contribuiu para a operação e partilhou informações sobre os servidores de comando e controlo maliciosos, os servidores de malware e os anfitriões infetados relacionados com a distribuição de malware IoT em vários países. Além disso, os dados associados a botnets foram partilhados com a INTERPOL.

Destaques sobre a Synergia II, a operação da INTERPOL:

  • Hong Kong (China) - A polícia apoiou a operação e colocou 1.037 servidores ligados a serviços maliciosos offline;
  • Mongólia - As investigações incluíram 21 buscas domiciliárias, a apreensão de um servidor e a identificação de 93 indivíduos com ligações a atividades de cibersegurança ilegais.
  • Macau (China) - A polícia colocou 291 servidores offline.
  • Madagáscar - As autoridades identificaram 11 indivíduos com ligações a servidores maliciosos e apreenderam 11 dispositivos eletrónicos para posterior investigação.
  • Estónia - A polícia apreendeu mais de 80GB de dados em servidores e as autoridades estão agora a colaborar com a INTERPOL para proceder a uma análise mais aprofundada dos dados ligados a phishing e malware bancário.

Neal Jetton, Diretor da Direção da Cibercriminalidade da INTERPOL, afirmou: “A natureza global do cibercrime exige uma resposta global, o que é evidente pelo apoio que os países membros deram à Operação Synergia II. Juntos, não só desmantelámos infraestruturas maliciosas, como também evitámos que centenas de milhares de potenciais vítimas caíssem na cibercriminalidade. A INTERPOL orgulha-se de reunir uma equipa diversificada de países membros para combater esta ameaça em constante evolução e tornar o nosso mundo um lugar mais seguro.”

“A Kaspersky aprecia a oportunidade de contribuir para os esforços destinados a combater o cibercrime transfronteiriço. A colaboração entre as empresas privadas e a aplicação da lei não só reforça as ciberdefesas das nações envolvidas, como também desempenha um papel crucial no reforço da ciberresiliência global. Juntos, através desta parceria, estamos a elevar os padrões de cibersegurança e a estabelecer um plano para um cenário digital mais seguro à escala global”, destaca Yuliya Shlychkova, Vice-Presidente de Assuntos Públicos da Kaspersky.

A Kaspersky tem contribuído ativamente para as operações da INTERPOL: recentemente, a empresa contribuiu para combater esquemas fraudulentos relacionados com os Jogos Olímpicos de verão de 2024. A cooperação da Kaspersky com agências internacionais de aplicação da lei sublinha o seu compromisso em combater as ciberameaças de forma colaborativa e responsável. Através de parcerias como estas, a Kaspersky continua a inovar e a desenvolver as suas soluções de cibersegurança, garantindo uma proteção proactiva contra os riscos de cibersegurança em evolução e contribuindo para um futuro digital mais seguro para todos.

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de mil milhões de dispositivos protegidos até à data contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, a profunda inteligência de ameaças e a experiência em segurança da Kaspersky estão constantemente a transformar-se em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores em todo o mundo.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 292 vezes
Top