A Xiaomi, líder global em inovação tecnológica, e Leica Camera AG anunciam a fundação do Instituto Ótico Xiaomi x Leica, marcando um momento crucial na indústria dos smartphones. Este Instituto surge da parceria entre ambas as empresas com o objetivo de impulsionar a qualidade ótica e de liderar a Era da fotografia mobile. 

O Instituto Ótico Xiaomi x Leica tem como foco central a tecnologia ótica, visando avançar cientificamente e integrar imagens digitais e tecnologias de IA de forma interdisciplinar. Com base nesta iniciativa, tem sido desenvolvida uma norma industrial inovadora para o desempenho ótico em dispositivos móveis, elevando tanto a tecnologia quanto a experiência do utilizador.

O primeiro fruto desta colaboração é o Xiaomi 14 Ultra, um novo topo de gama que promete um desempenho ótico excecional e que está previsto ser apresentado ainda este mês. Este dispositivo marca o início da implementação prática da nova norma, estabelecida pelo Instituto. 

O Xiaomi x Leica Optical Institute está empenhado em promover uma inovação contínua na tecnologia ótica de imagem mobile, concentrando-se em quatro principais fatores técnicos: conceber lentes óticas de ultra precisão num formato compacto, alcançar o desempenho ideal em fotografia computacional, manter os mais rigorosos padrões óticos para lentes e realizar investigação e aplicação de tecnologia optoelectrónica de ponta.

Para alcançar estes objetivos ambiciosos, a Xiaomi e a Leica investiram recursos significativos e reuniram uma equipa conjunta de mais de 200 especialistas. Entre eles, estão figuras proeminentes como Peter Karbe, renomeado designer ótico da Leica, e Zeng Xuezong, Vice-Presidente Sénior do Grupo Xiaomi.

O Instituto contará com três grandes laboratórios em Pequim, focados em hardware de câmara, imagem e avaliação da qualidade da imagem, totalizando uma área de 2644m², estabelecendo-se como um dos maiores e mais avançados centros de pesquisa em câmaras.

William Lu, Sócio e Presidente do Xiaomi Group, expressou a sua confiança nesta parceria dizendo que "há mais de cem anos que a Leica está empenhada em criar lentes óticas de classe mundial, representando o epítome de um design de engenharia ótica complexo e de um fabrico artesanal requintado. A Xiaomi acredita que "a luz é a base da imagem" e é o núcleo e a pedra angular de "dar à realidade uma sensação de profundidade". Através do Xiaomi x Leica Optical Institute, iremos potenciar ainda mais os respetivos pontos fortes de ambas as partes, alargar continuamente os limites das capacidades óticas de imagem mobile e liderar consistentemente o caminho na era da imagem em dispositivos móveis.

Matthias Harsch, Diretor Executivo da Leica Camera AG, afirmou que "a nossa parceria com a Xiaomi nos últimos dois anos tem sido verdadeiramente notável. Juntos, integrámos com sucesso a experiência fotográfica icónica da Leica no mundo da imagem mobile, exemplificada pelas nossas lentes óticas Leica Summilux concebidas em conjunto. O sistema ótico da Xiaomi 14 Ultra representa o nosso mais recente marco de colaboração, destinado a liderar a próxima geração de imagens óticas mobile como as melhores lentes Summilux em smartphones até à data. Com um legado que se estende por mais de um século, a Optics incorpora o legado técnico da Leica. Através da criação do Xiaomi x Leica Optical Institute, estamos preparados para reunir equipas de topo de ambas as partes no campo da ótica. Juntos, estamos empenhados em liderar uma nova Era na ótica de imagem mobile, ultrapassando os seus limites e moldando um sistema ótico de imagem avançado e adaptado à nossa Era contemporânea."

Classifique este item
(0 votos)
Ler 264 vezes
Tagged em
Top