O Google decidiu esperar até ao final da semana de trabalho para lançar a primeira pré-visualização para programadores do Android 15. Este é apenas o primeiro passo em direção  ao lançamento final daquela que será a próxima grande atualização do sistema operativo móvel da Google.

Numa publicação feita no blog dos Programadores Android, a Google delineou três grandes funcionalidades que pretende melhorar no Android 15. A primeira é uma melhor segurança e privacidade. Isso incluirá a implementação da versão mais recente do Privacy Sandbox no Android, juntamente com a capacidade de partilhar apenas parte do ecrã do dispositivo para impedir que outros vejam coisas que não deseja.

O segundo foco para o Android 15 será oferecer melhores funcionalidades de desempenho de aplicações no sistema operativo. Isso incluirá novas funcionalidades no seu Framework de Desempenho Dinâmico do Android (ADPF), como um modo de eficiência energética que ajudará as aplicações que precisam de poupar energia do dispositivo em vez de usar toda a energia disponível. Também incluirá novos limites térmicos. 

Por fim, a Google quer que o Android 15 seja melhor para pessoas que criam conteúdo nos seus dispositivos. As pessoas que adoram usar as câmaras dos seus smartphones terão mais controlo com as novas extensões do Android 15. Isso inclui mais melhorias de luz e uma forma de obter mais acesso às intensidades do flash da câmara. Além disso, o Android 15 irá adicionar suporte para aplicações virtuais MIDI para criadores de áudio.

A primeira pré-visualização para programadores do Android 15, como o nome sugere, destina-se realmente a criadores de aplicações para que tenham mais tempo para ajustar as suas aplicações antes do lançamento completo do sistema operativo. Se é o seu caso, pode aceder ao site do Android 15 para descarregar o sistema operativo. Suporta oficialmente os seguintes dispositivos Pixel:

- Pixel 6 e 6 Pro

- Pixel 6a

- Pixel 7 e 7 Pro

- Pixel 7a

- Pixel Fold

- Pixel Tablet

- Pixel 8 e 8 Pro

Haverá pelo menos mais uma pré-visualização para programadores que será lançada antes de a Google disponibilizar a primeira versão beta pública do Android 15 ainda esta primavera. Haverá várias versões beta que se tornarão cada vez mais estáveis até que a versão pública final do sistema operativo seja lançada algures na segunda metade de 2024.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 381 vezes
Tagged em
Top