A devolo, empresa alemã especialista em soluções de rede, elaborou um estudo sobre a utilização do Wi-Fi em Portugal. Este estudo revelou dados muitos interessantes, incluindo alguns que vão contra o senso comum.

A importância do Wi-Fi para os portugueses

Desde há alguns anos que a Internet se tornou numa parte indispensável do dia-a-dia dos portugueses. Tanto dentro como fora de casa, tanto no trabalho como no lazer, a Internet está presente em cada aspeto da vida em Portugal. Isto é reforçado pelas respostas ao estudo da devolo: quase 100% dos inquiridos considera a Internet como um serviço essencial em casa, ao mesmo nível da água e da eletricidade, enquanto menos de 70% dá essa importância ao aquecimento. Mas será que a popularidade do Wi-Fi acompanhou a da Internet? Para os portugueses, a resposta é sim: quase 70% consideram o Wi-Fi em casa tão importante como água ou eletricidade.

Problemas de Wi-Fi em Portugal

Mais de 90% dos portugueses tem problemas com a sua ligação Wi-Fi pelo menos de vez em quando. Isto é especialmente grave com o aumento da popularidade do teletrabalho, que provavelmente é a razão de quase metade dos inquiridos considerar o período entre a uma da tarde e as nove da noite como aquele em que é mais essencial ter uma ligação WiFi estável.

No que toca às atividades afetadas por problemas de Wi-Fi, as mais comuns são navegar na Internet, com mais de metade dos portugueses a reportar queixas, streaming de vídeo, videochamadas e videoconferências, e download e upload de ficheiros, com mais de um quarto dos inquiridos a reportar queixas em cada uma destas atividades. Talvez a parte mais grave: mais de metade dos utilizadores não sabe a fonte destes problemas de Wi-Fi.

Nem todas as divisões das casas dos portugueses são afetadas igualmente por problemas de Wi-Fi. Quase 40% dos inquiridos tem ligação Wi-Fi fraca no exterior e, mais grave, quase metade o tem o mesmo problema num quarto.

Untitled photo

Soluções para problemas de Wi-Fi

A solução mais comum que os portugueses usam para tentar resolver problemas de Wi-Fi são os repetidores, com mais de 40% dos utilizadores a reportar usar estes dispositivos. A segunda solução mais popular é o powerline, mas está muito distante do primeiro lugar, com pouco mais de 16% dos inquiridos a escolher esta opção. Em relação ao que os utilizadores consideram importante numa solução para problemas de Wi-Fi, quase 70% apontou para estabilidade de ligação, mais de 60% para capacidade de expandir um sistema Wi-Fi existente e mais de metade para velocidade de ligação. Surpreendentemente, menos de metade dos inquiridos indicou o preço como um fator importante.

A oferta da devolo inclui tanto repetidores como dispositivos powerline, pelo que os portugueses podem contar com a marca independentemente das suas necessidades. Para distâncias curtas, o WiFi 6 Repeater 3000 e o WiFi 6 Repeater 5400 são repetidores topo de gama com todas as tecnologias mais recentes. Como o nome indica, a principal diferença entre os dois é a velocidade máxima, mas ambos os dispositivos têm a qualidade pela qual a devolo é conhecida. Para distâncias maiores, a devolo recomenda a série Magic, que consiste em dispositivos powerline com a mesma atenção ao detalhe e riqueza de funcionalidades dos seus repetidores.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 776 vezes
Tagged em
Top