O crédito ao consumo é uma solução que permite descomplicar a nossa vida financeira, colocando ao nosso alcance o dinheiro que precisamos para fazermos obras em casa, trocar de carro ou até viajar em férias.

Contudo, tal como acontece em qualquer decisão referente à nossa vida financeira, é importante que esta escolha seja feita da forma mais informada possível e não comprometa a nossa taxa de esforço (Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento

Líquido Total do Agregado x 100) que, conforme as mais recentes indicações do Banco de Portugal, não deverá ultrapassar os 40%.

Se a nossa taxa de esforço não é obstáculo, é então altura de passarmos à comparação entre diferentes propostas de crédito. Como? Através dos simuladores online que as financeiras de crédito

 a operarem no mercado português colocam ao nosso dispor.

Como escolher a financeira certa para o nosso crédito?

Para além de nos permitir calcular o valor da mensalidade em função dos valores de financiamento e prazos de reembolso, estes simuladores dão-nos ainda a possibilidade de ficarmos a saber quais as taxas de juro que estão a ser aplicadas, contratar um seguro e partir imediatamente para a contratação do empréstimo se as condições nos agradarem.

Tenha especial atenção à TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva), já que será esta taxa que engloba todos os custos que terá com o empréstimo e que o ajudará a escolher um crédito mais barato: quanto mais baixa for a TAEG, mais barato será o custo do crédito.

O “preço” do crédito também é impactado pela duração do contrato, assim quanto maior for o prazo de reembolso, mais caro será o crédito.

Nota: caso a financeira de crédito proponha produtos sem custos (adesão ao homebanking ou domiciliação do vencimento, por exemplo) de aproveitar.

Por último, é também importante que a financeira de crédito não só tenha licença do Banco de Portugal para operar no mercado português, como também tenha provas dadas junto dos consumidores.

Esse é o caso da Credibom, financeira de crédito que, já em 2023, foi galardoada com os prémios “Escolha do Consumidor” e “marca 5 Estrelas” pela qualidade e diversidade dos serviços financeiros oferecidos aos consumidores portugueses.

Por exemplo, se o nosso carro já deve anos à sucata e está na altura de abrir os cordões à bolsa para comprar um novo, a Credibom coloca à nossa disposição um crédito automóvel que nos oferece financiamento que vai dos 7500 euros até um máximo de 75 mil euros e prazos de 30 a 120 meses com taxas de: TAN de 6,05% a 10,25% e TAEG de 8,20% a 13,19%.

Imaginemos que precisamos de 10 mil euros que queremos saldar em 120 meses. Para tal, basta-nos pegar no nosso smartphone com ligação à Internet, digitar os termos “crédito automóvel Credibom” e entrar na página desta financeira de crédito onde, imediatamente, nos vamos deparar com um simulador de crédito.

Face à nossa exigência, o simulador dá-nos uma prestação mensal de 124,41 euros (montante de 10 mil euros, prazo de 120 meses) com uma TAN de 8,25% e uma TAEG de 9,85%.

Como o processo de contratação de um crédito na Credibom é 100% digital, poupando tempo e burocracia aos consumidores, podemos pedir imediatamente o nosso crédito por um clique na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador.

Nesse momento, seremos reencaminhados para o preenchimento de um formulário online a que deveremos anexar os documentos exigidos. Depois é só esperar pelo resultado da análise e, caso a resposta seja positiva, o dinheiro pedido entra na conta bancária que indicamos em dois dias úteis.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 360 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Top