Há 28 anos, a Microsoft anunciou o WordPad, sucessor de outro editor de texto chamado Microsoft Write. O WordPad chegou como parte do Windows 95, o sistema operativo mais recente e avançado que existia naquela altura. Desde então, o WordPad tem estado disponível em todas as versões do Windows, proporcionando aos utilizadores capacidades básicas de edição de texto com suporte para formatos populares como RTF, DOC, ODT e outros. Quase três décadas depois, a Microsoft anuncia que vai descontinuar o WordPad.

A Microsoft atualizou a documentação oficial com uma notificação sobre a descontinuação do WordPad, afirmando que o WordPad já não está em desenvolvimento, não receberá novas funcionalidades ou atualizações, e uma futura atualização do Windows vai remover o programa do sistema operativo.

“O WordPad deixou de ser atualizado e será removido numa versão futura do Windows. Recomendamos o Microsoft Word para documentos de texto ricos, como .doc e .rtf, e o Bloco de Notas do Windows para documentos de texto simples, como .txt.”

Felizmente, não faltam alternativas de primeira e terceira partes ao WordPad. Pode usar o Bloco de Notas para edição básica de texto (a aplicação recebeu recentemente uma interface com separadores e salvamento automático de sessões) ou optar por editores mais avançados, como o Microsoft Word. Este último está disponível gratuitamente na web ou como uma aplicação independente na subscrição Microsoft 365.

O WordPad não é o único componente que a Microsoft está a remover do Windows. A empresa desativou recentemente a Cortana, a sua assistente de voz negligenciada, e anunciou o fim da Ferramenta de Diagnóstico de Suporte da Microsoft (MSDT). Além disso, a Microsoft em breve irá desativar os protocolos antigos do Transport Layer Security para tornar o Windows 11 mais seguro.

Pode obter mais informações sobre as funcionalidades descontinuadas do Windows na documentação oficial. Note que a descontinuação e a remoção de funcionalidades são processos diferentes, o que significa que o WordPad continuará acessível por algum tempo antes de ser removido pela Microsoft do Windows. Além disso, é provável que os entusiastas do Windows encontrem uma forma de restaurar o WordPad para aqueles que não estão prontos para abandonar esta aplicação com trinta anos de idade em troca de algo mais moderno.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 968 vezes
Tagged em
Top