A Microsoft atualizou a documentação oficial com uma notificação sobre a descontinuação do WordPad, afirmando que o WordPad já não está em desenvolvimento, não receberá novas funcionalidades ou atualizações, e uma futura atualização do Windows vai remover o programa do sistema operativo.
“O WordPad deixou de ser atualizado e será removido numa versão futura do Windows. Recomendamos o Microsoft Word para documentos de texto ricos, como .doc e .rtf, e o Bloco de Notas do Windows para documentos de texto simples, como .txt.”
Felizmente, não faltam alternativas de primeira e terceira partes ao WordPad. Pode usar o Bloco de Notas para edição básica de texto (a aplicação recebeu recentemente uma interface com separadores e salvamento automático de sessões) ou optar por editores mais avançados, como o Microsoft Word. Este último está disponível gratuitamente na web ou como uma aplicação independente na subscrição Microsoft 365.
O WordPad não é o único componente que a Microsoft está a remover do Windows. A empresa desativou recentemente a Cortana, a sua assistente de voz negligenciada, e anunciou o fim da Ferramenta de Diagnóstico de Suporte da Microsoft (MSDT). Além disso, a Microsoft em breve irá desativar os protocolos antigos do Transport Layer Security para tornar o Windows 11 mais seguro.
Pode obter mais informações sobre as funcionalidades descontinuadas do Windows na documentação oficial. Note que a descontinuação e a remoção de funcionalidades são processos diferentes, o que significa que o WordPad continuará acessível por algum tempo antes de ser removido pela Microsoft do Windows. Além disso, é provável que os entusiastas do Windows encontrem uma forma de restaurar o WordPad para aqueles que não estão prontos para abandonar esta aplicação com trinta anos de idade em troca de algo mais moderno.