O Monitio organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, pessoas, empresas, etc. Os utilizadores podem receber informação mais aprofundada da sua indústria, mercados e concorrentes.
“Estamos dedicados a desafiar e mudar o status quo da monitorização de media lançando uma plataforma inovadora no mercado”, disse a propósito Carlos Amaral, o CEO da Priberam.
O Monitio combina inteligência artificial (IA) e tecnologias linguísticas para fornecer informações e relatórios melhores e mais fiáveis. Para além disso, inclui uma ferramenta de verificação de factos para lutar contra a desinformação.
“É o nosso objetivo ajudar a lutar contra notícias falsas uma vez que o número de afirmações falsas nas notícias, eventos ou sobre indivíduos de alto perfil online está a aumentar todos os dias. Através de tecnologia de IA, oferecemos aos utilizadores do Monitio acesso a informações locais e globais mais abrangentes e menos tendenciosas,” acrescentou Carlos Amaral.
A verificação de factos assistida do Monitio foi desenvolvida em conjunto com a equipa do Professor Andreas Vlachos, da Universidade de Cambridge, um perito na área da verificação de factos.
O Monitio tem estado a ser usado e desenvolvido ao longo dos últimos dois anos em conjunto com um pequeno grupo de clientes líderes na Europa para o preparar para o lançamento no mercado geral. Em Portugal, o ISCTE MediaLab tem usado o Monitio desde 2021 e irá apresentar o seu caso de uso no Dia do Utilizador Monitio, em Madrid, a 17 de maio.
“Uma das funcionalidades mais poderosas da plataforma Monitio, que a distingue da concorrência, é a organização automática de milhares de artigos em grupos temáticos, com um alto nível de precisão e facilmente identificáveis numa excelente visão em árvore,” disse Décio Telo, do ISCTE MediaLab.
O Monitio recebeu financiamento da UE para desenvolver as principais tecnologias e preparar o lançamento comercial. Nos últimos dois anos, a ferramenta foi desenvolvida e testada por uma colaboração pan-europeia entre a Priberam, a emissora pública Deutsche Welle, a Universidade de Cambridge e a agência de relações públicas Scandinavian Communications.
As quatro organizações complementam-se e cobrem todas as atividades necessárias para garantir não só o sucesso do desenvolvimento de uma plataforma inovadora para além do estado-da-arte, como também a sua exploração eficaz em diferentes mercados europeus.