Kaspersky explorou as tendências dos utilizadores de moeda criptográfica, descobrindo que apenas 25% dos inquiridos se sentiam bem informados sobre potenciais ameaças cibernéticas de moeda criptográfica, enquanto 23% não tinham qualquer informação. Num inquérito, Kaspersky descobriu também que metade dos inquiridos tinham sido afetados de alguma forma pelo crime de moeda criptográfica, onde 40 por cento dos proprietários de moeda criptográfica não acreditavam que os atuais sistemas de proteção da moeda criptográfica fossem eficazes. Estas e outras descobertas estão no novo relatório da Kaspersky.

Os utilizadores estão familiarizados com as ameaças de moeda criptográfica?

De acordo com o recente inquérito*, uma proporção significativa de indivíduos desconhece as potenciais ameaças enfrentadas pelos proprietários de moedas criptográficas. Apesar da crescente popularidade da moeda criptográfica, apenas 25% dos inquiridos se sentiram extremamente ou muito bem informados sobre os riscos potenciais da sua utilização, enquanto 23% não tinham qualquer informação. Além disso, a consciência destas ameaças diminui com a idade, sendo os consumidores mais jovens com menos de 35 anos mais informados.

As ameaças cibernéticas, tais como roubo virtual e burlas, estavam entre os aspetos negativos mais frequentemente citados da utilização da moeda criptográfica, com 27% e 26% dos inquiridos, respetivamente, a realçá-las como as suas principais preocupações. Enquanto 38% dos inquiridos não tinham consciência de que poderiam tornar-se alvo de ameaças criptográficas - mesmo que não possuíssem moeda criptográfica. Vale a pena notar que qualquer pessoa pode tornar-se um alvo de cryptominers - programas que secretamente geram moeda criptográfica para os seus proprietários utilizando os recursos de outros computadores, quer possuam ou não moeda criptográfica.

As preocupações com as ameaças variam de região para região

Na África do Sul e nos países da APAC, a fraude de investimento criptográfico (23% e 15%, respetivamente) e as aplicações falsas (16% e 15%, respetivamente) são grandes preocupações. Enquanto na Europa, os ataques de extorsão em que os golpistas ameaçam revelar o histórico de navegação das vítimas em websites de adultos, a menos que forneçam chaves privadas ou enviem moeda criptográfica (13%), são o problema.

Será que a moeda criptográfica precisa de mais proteção?

Metade (49%) de todos os inquiridos foi afetado de alguma forma pelo crime de moeda criptográfica, revelando a vasta gama de atividades criminosas no terreno. Além disso, 49% dos indivíduos inquiridos não acreditavam que os atuais sistemas de proteção da moeda criptográfica fossem eficazes, sendo que 40% dos atuais proprietários de criptogramas não acreditavam que os sistemas de proteção existentes fossem suficientes.

"Apesar da recente queda do mercado da moeda criptográfica, o nível de atividade maliciosa no terreno não diminuiu. A indústria de criptografia, ainda na sua infância, continua a ser um alvo privilegiado para os autores de fraudes. Este inquérito enfatiza a necessidade de uma maior sensibilização e educação sobre os riscos potenciais enfrentados pelos proprietários da moeda criptográfica. Como a adopção de bens digitais continua a crescer, é essencial que os indivíduos tomem medidas apropriadas para se protegerem das ameaças cibernéticas", comenta Vitaly Kamluk, o chefe da unidade da APAC, Equipa Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky.

Leia o relatório completo no Blog Kaspersky.

Para saber mais sobre as tendências atuais do panorama das ameaças criptográficas, junte-se a Vitaly Kamluk, o chefe da unidade da APAC da Equipa de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky, num webinar gratuito realizado por Kaspersky e Coindesk. O webinar terá lugar no dia 26 de Janeiro às 15h00 GMT. Registe-se aqui gratuitamente.

Para maximizar os benefícios da utilização segura da moeda criptográfica, os especialistas Kaspersky também recomendam:

  • Usar senhas fortes e únicas: a criação de senhas fortes e únicas para cada uma das suas contas criptográficas pode ajudar a evitar a quebra de senhas e ataques de força bruta.
  • Evite ataques de phishing: os ataques de phishing são tentativas de o enganar para revelar as suas credenciais de login ou informações pessoais. Tenha cuidado com emails ou links suspeitos, e verifique sempre duas vezes o URL antes de introduzir as suas informações de login.
  • Não partilhe as suas chaves privadas: as suas chaves privadas desbloqueiam a sua carteira de divisas criptográficas. Mantenha-as privadas e nunca as partilhe com ninguém.
  • Informe-se: mantenha-se informado sobre as últimas ameaças cibernéticas e as melhores práticas para manter a sua moeda criptográfica segura. Quanto mais souber sobre a sua proteção, mais bem equipado estará para evitar ciberataques.
  • Utilize soluções de segurança: uma solução de segurança fiável protegerá os seus dispositivos contra vários tipos de ameaças. O portfólio Kaspersky evita toda a fraude de moeda criptográfica conhecida e desconhecida, bem como o uso não autorizado do poder de processamento do seu computador para a moeda criptográfica da mina.

A Kaspersky encomendou à Arlington Research a realização de uma pesquisa quantitativa global online com 12.000 pessoas de 16 países: Áustria, Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Índia, Malásia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, EAU, Reino Unido, e EUA.

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, Governos e consumidores por todo o mundo.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1154 vezes
Tagged em
Top