InPost, a principal empresa europeia de logística de entregas não domiciliárias, está a preparar-se para a Black Friday 2022, reforçando as suas infraestruturas para responder a um aumento esperado dos gastos dos consumidores ao longo das próximas semanas.

A empresa espera um maior volume de entregas não domiciliárias em 2022, como parte de uma tendência de crescimento que tem vindo a verificar-se desde há vários anos.

Um questionário realizado em Portugal pela GWI, em parceria com a Adsmovil, mostra que 63% dos portugueses admite ser “muito provável”, “provável” ou “quase certo” fazer compras online a 25 de novembro, data conhecida por Black Friday, enquanto 47% afirma a mesma intenção para a Cyber Monday, que se assinala a 28 de novembro.

Um estudo recente feito pela Google no mercado português aponta no mesmo sentido e sugere que sejam já 70% os portugueses que têm a intenção de fazer compras online na época de compras neste final de 2022. "O aumento das compras online que temos visto nos últimos anos está também a impulsionar o aumento da entrega não domiciliária como um movimento de mercado natural", explica Nicola D'Elia, o CEO para a Europa do Sul do Grupo InPost.

Apesar da incerteza económica devido à elevada inflação, que fechou outubro com uma taxa de 10,6% em Portugal e 10,9% no conjunto da União Europeia, segundo o Eurostat, a InPost espera uma campanha favorável ao consumidor, que contribuirá para uma maior utilização dos seus Ponto Pack e Lockers como opção para os clientes receberem as suas compras.

Rápido, conveniente, amigo do ambiente e eficiente

A empresa tem uma rede de 50.000 Ponto Pack / Lockers na Europa, dos quais mais de 700 em Portugal, e espera que este ano repetir o sucesso da sua proposta, que combina comodidade para o utilizador, benefícios para as empresas suas parceiras e uma maior eficiência para as transportadoras.

"A InPost permite aos compradores recolher as suas compras sempre que quiserem, de modo a facilitar o seu dia-a-dia e evitar que tenham de estar em casa quando a encomenda chega", sublinha Nicola D'Elia, que salienta que a entrega não domiciliária "também beneficia em particular as empresas transportadoras, uma vez que elimina as entregas falhadas e otimiza as viagens, já que as encomendas são entregues e recolhidas no mesmo circuito ", explica.

Contudo, se há algo de que a InPost se orgulha particularmente, é que a sua abordagem é também amiga do ambiente. "Com as entregas não domiciliárias, as viagens de carrinhas de entregas são reduzidas, resultando numa diminuição das emissões de CO2 e do tráfego nas cidades", diz Nicola D'Elia.

Além disso, as empresas que instalem um Locker ou se tornem num Ponto Pack da InPost beneficiarão das visitas feitas às suas instalações por utilizadores que vão buscar as suas encomendas. "Acreditamos que em tempos de grande consumo, como a Black Friday ou o Natal, estas visitas ajudam os negócios locais e de proximidade que confiam na InPost a aumentar as suas vendas e a posicionar as suas marcas e produtos na mente dos consumidores, conclui Nicola D'Elia.

O estudo da GWI e da Adsmovil indica que os produtos que os portugueses preferem adquirir online durante esta época de compras são os equipamentos eletrónicos (30%), as roupas (30%), bens para o lar (22%) e livros (19%), sendo que 41% prefere encomendar online e receber em casa as respetivas compras contra apenas 32% pretendem visitar lojas físicas.

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