Plataformas de investimento Portugal. Como escolher a melhor para si. Critérios para comparar. Taxas e comissões. Robo-advisors.

O que é uma plataforma de investimento ?

Uma plataforma de investimento é essencialmente um serviço disponível online que permite comprar, vender e guardar ativos. Estes ativos podem ser títulos, acções, fundos, matérias-primas, propriedades ou dinheiro.

Se quiser pode desde já visitar uma lista de plataformas de investimento Portugal, onde poderá visualizar um comparativo entre várias disponíveis para investidores portugueses.

As plataformas de investimento tradicionalmente podem ser divididas em dois tipos: “execution only” e “do it for me”.

  • Plataformas “execution only”: são plataformas de investimento orientadas para utilizadores que já têm uma clara noção do investimento que pretendem realizar;
  • Plataformas “do it for me”: são conhecidas no mercado como “robo-advisors”, que prestam apoio e orientam os investidores. Algumas destas plataformas têm alguma forma de inteligência artificial, e permitem automatizar os investimentos.

Os robo-advisors são a preferência dos utilizadores menos experientes. Na verdade, os robo-advisors são também a opção favorita dos utilizadores com experiência que não querem correr muitos riscos ou que não têm tempo para estar constantemente atentos aos seus investimentos mas não querem dar-se ao luxo de perder uma boa oportunidade, quando ela surja.

As vantagens de uma plataforma de investimentos

Utilizar um plataforma de investimento pode trazer várias vantagens, como por exemplo:

  • Está disponível 365 dias por ano, 24 horas por dia.
  • Uma plataforma pode oferecer diversas oportunidades de investimento, em diversas áreas, para que possa diversificar o seu portfólio. Pode, em alguns casos, investir simultaneamente em forex, em ações, e matérias-primas, por exemplo.
  • É substancialmente mais acessível do que contratar um corretor de investimentos ou uma agência, por cobrar apenas uma comissão reduzida.
  • Pode monitorizar em tempo real, de qualquer lugar do planeta.
  • Pode automatizar a maioria das operações que pretenda realizar.

Aspectos a considerar na escolha da melhor plataforma de investimento

Entre os critérios que deve analisar na hora de escolher a plataforma de investimento para si. Sugerimos aqui alguns aspectos a ter em consideração:

  • Quais as comissões cobradas: as comissões podem variar substancialmente entre as diversas plataformas.
  • Que tipos de taxas podem ser cobradas: algumas plataformas cobram taxas de saída, algumas cobram taxa de inatividade, taxa de transferência, etc.
  • Quais os montantes mínimos e máximos de investimento: há plataformas que permitem investir 25€, outras requerem milhares de euros para começar.
  • Simplicidade de utilização da plataforma: algumas são mais fáceis de utilizar por principiantes, outras pressupõem que o investidor é experiente.
  • Tem aplicativo móvel:se existe uma app é uma mais-valia para si.
  • Como é o serviço de apoio ao cliente: existe apoio ao cliente, se é gratuito ou se tem custos.
  • Quais os tipos de operações permitidas: algumas oferecem mais tipos de operações que outras.
  • Que informação está disponível para si: algumas dão informações detalhadas sobre mercados, ao passo que outras não prestam qualquer informação.

Estes são alguns fatores que o podem ajudar no momento de decidir a plataforma mais adequada. Há dezenas de opções para escolher consoante o seu orçamento, experiência ou preferência pessoal. Há até plataformas vocacionadas para amantes de desporto: veja aqui gostaria de realizar o seu investimento no sector desportivo.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 435 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top