O que é o OpenSSL?
O OpenSSL é uma biblioteca de códigos comummente utilizada, concebida para permitir uma comunicação segura na Internet. Simplificando, sempre que navegamos na Internet, o website que navegamos ou o serviço online a que acedemos utiliza o OpenSSL no seu nível mais básico.
O que fazer até que sejam revelados mais detalhes?
Entretanto, as organizações devem manter-se atentas e utilizar as melhores práticas de segurança, incluindo remendar e atualizar todos os sistemas para o mais recente sistema operativo, e preparar-se para atualizar o IPS assim que estiverem disponíveis.
Também recomendamos a sua compreensão em pormenor onde dentro da organização onde é usado o OpenSSL e isto pode ser feito através do Software Bill of Materials (SBOM), que fornece uma lista detalhada sobre os componentes de software da empresa.
Ao fazê-lo, será possível dar prioridade a áreas críticas, e preparar-se para a correção esperada.
Os investigadores da Check Point estão a acompanhar de perto as notícias e iremos reportar à medida que surjam novos desenvolvimentos.
“O recente anúncio realizado pelos responsáveis do projeto OpenSSL de que o próximo lançamento a 1 de Novembro incluiria uma correção para uma vulnerabilidade crítica, colocaria a comunidade tecnológica em alerta máximo. A vulnerabilidade crítica do OpenSSL, tem o potencial de abalar os fundamentos da Internet codificada e a privacidade de todos nós. Isto é, de facto, um grande negócio. Embora tivéssemos de esperar e ler o que a equipa de OpenSSL tem para partilhar na terça-feira, gostaríamos de avisar todas as organizações a melhorar a sua visibilidade para as diferentes aplicações e serviços web que utilizam ou fornecem e para a versão OpenSSL que executam. Esta não é uma tarefa fácil, mas na terça-feira, teremos de nos certificar de que estamos familiarizados com os nossos pontos fracos e agir para evitar os próximos ataques”, comentou Rui Duro Country Manger da Check Point Software em Portugal.
A Check Point Software Technologies Ltd. (www.checkpoint.com) é um fornecedor líder em soluções de cibersegurança para empresas e governos a nível mundial. O portfolio Infinity de soluções da Check Point protege as empresas e organizações públicas de ciberataques de quinta geração com uma taxa de deteção de malware, ransomware e outras ameaças líder na indústria.