Para Diogo Madeira da Silva, Director de Public Affairs, Comunicação e Responsabilidade Social da Huawei Portugal, o projecto sublinha “o compromisso da organização com a educação, mas também o compromisso social com uma utilização segura da internet e das TIC por parte dos mais novos”. O responsável acrescenta: “há uma necessidade de promover a literacia digital, nomeadamente na vertente de gestão dos riscos de uma utilização indevida das ferramentas. E esse trabalho é mais efectivo se for feito desde cedo. Não vamos ensinar os nativos digitais a utilizar os equipamentos ou as plataformas, isso eles já sabem melhor do que os adultos em alguns casos. Mas vamos sensibilizá-los para a utilização segura e responsável das tecnologias e das plataformas. Estamos numa era em que tudo é partilhado on-line, pelo que mantemos o lema “Partilhar sem arriscar”.
As sessões, de caráter formativo e lúdico, são orientadas por formadores especializados e têm uma duração aproximada de 50 minutos. Durante este tempo, os jovens vão participar em actividades, aplicações e jogos interactivos integrados em computadores, tablets e smartphones.
Vejamos, por exemplo, a aplicação Detetive Privado, que será encontrada nos dispositivos presentes no SmartBus e que foi especificamente desenhada para este projecto. Nesta aplicação, é possível ter acesso a noções básicas sobre o uso responsável das redes sociais em termos de privacidade, e ainda aprender a detectar alguns dos perigos mais frequentemente presentes nestas plataformas.
Como parceiros da Huawei Portugal para a edição de 2022 do SmartBus destacam-se várias entidades e iniciativas, entre elas o INCoDe.2030, o Sitestar.PT e o Programa Engenheiras por um Dia. No conjunto das actividades organizadas no âmbito do SmartBus vão também estar incluídas iniciativas promovidas por todos estes parceiros, nomeadamente no disseminar de acções no campo do Mês das Competências Digitais tutelado pelo INCoDe.2030, na promoção da 10.ª do Sitestar.PT, evento a nível nacional promovido pela DECO e o .PT que convida os jovens entre os 13 e os 18 anos a desenvolver sites em domínio .pt, de forma criativa e original, e ainda o Programa Engenheiras Por Um Dia, iniciativa do Governo Português que tem como objetivo central destacar as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, mobilizando universidades e engenheiras como role model, levando às escolas e alunas desafios práticos das engenharias e das tecnologias.
Estima-se que este roadshow nacional, com uma duração de quatro semanas, pode chegar até entre 4000 a 5000 estudantes de Norte a Sul do País. O roteiro tem início no dia 12 de Outubro no Externato Maristas de Lisboa e passará depois por Almada, Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Viseu, Seia, Fundão, Tomar, Leiria, Chamusca, Sines, Festivo, Montijo, Alcácer do Sal, Setúbal, Portimão, Albufeira, Faro, Beja e termina, no dia 11 de Novembro, na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Lagos.