Esta comunicação massiva ocorre num momento em que os portugueses estão a utilizar cada vez mais a tecnologia contactless, pois permite-lhes pagar de forma simples, ao encostar o seu cartão ou telemóvel ao terminal de pagamento. Em dezembro de 2021, quatro em cada dez pagamentos com cartões nacionais e estrangeiros foram efetuados através da utilização da tecnologia contactless - de acordo com dados do Banco de Portugal[1]. Neste sentido, a Visa quer alavancar o sistema de pagamentos e explicar que o próximo passo já chegou.
A Visa tem trabalhado ativamente com o ecossistema de pagamentos a nível mundial para permitir uma tecnologia inovadora e segura que garanta pagamentos fáceis, contínuos e transparentes, ao mesmo tempo que aumentar a taxa de utilização dos pagamentos contactless.
Quando se trata de Portugal, João Seabra, Head of Marketing da Visa em Espanha & Portugal, explica: "Em Portugal, começámos por tentar perceber como é que a população portuguesa entende e compreende os pagamentos móveis e rapidamente chegámos à conclusão de que os níveis de consciência têm que subir".
Para apoiar esta campanha, a Visa realizou um inquérito, centrado nos pagamentos móveis em Portugal e nos serviços existentes neste mercado, que determinou a probabilidade geral de utilização futura de pagamentos móveis. As características que foram indicadas como sendo as mais importantes para levar à mudança para aplicações de pagamentos móveis são: garantia de proteção dos dados pessoais, fortes mecanismos antifraude, nenhuma taxa de transferência de moeda estrangeira, um emissor de confiança, o facto de se poder utilizar este tipo de pagamento em todo o mundo, e a utilização de um layout intuitivo. A conclusão é que 58% dos inquiridos estão a considerar a utilização de uma aplicação de pagamento móvel que satisfaça estes requisitos.
"É um facto que os pagamentos móveis são uma realidade crescente na Europa e no mundo - trazem conveniência e segurança - e queremos que as pessoas saibam que estes pagamentos são de facto seguros: através da tecnologia biométrica só o próprio(a) pode usar o seu smartphone para pagar. E se forem aceites cartões contactless, no mesmo TPA, também poderá pagar com o seu telemóvel, basta adicionar o seu cartão à Wallet, segurar o telefone perto do leitor contactless, autenticar (impressão digital, reconhecimento facial ou pin), e a magia acontece" indica João Seabra.
[1] [1]2021: How the pandemic changed payment habits in Portugal. Bank of Portugal. February 2022.