O esforço para aumentar o desempenho esportivo tem impulsionado a indústria de tecnologia a melhorar, especialmente quando se trata de coleta de dados e estatísticas de atletas. Assim melhorando a gestão e aperfeiçoando os resultados.
Esteja você procurando informações que possam ajudá-lo em seu treinamento ou para descobrir o que há de mais recente que atletas de alto desempenho estão usando, compartilhamos alguns desses avanços:
Defina estratégias baseadas em inteligência de dados
Há inteligência artificial em diferentes instrumentos que permitem capturar diferentes métodos, técnicas, tempos, mecânicas, que geram estatísticas. Esses resultados tornaram-se uma ferramenta esportiva para aperfeiçoar as estratégias do atleta ou da equipe.
Hoje muitas equipes esportivas, dirigentes e dirigentes técnicos estão investindo nesse tipo de ferramenta tecnológica, que tem se mostrado extremamente útil. Eles são baseados em algoritmos que podem identificar talentos, fraquezas ou estilos que alguns treinadores podem perder.
Como os algoritmos combinam dados muito mais rápido que os humanos, eles fornecem às equipes informações detalhadas sobre cada jogador e sua participação. É assim que a Otempo indica em um de seus artigos onde menciona a relevância dessas ferramentas.
Roupa esportiva
As principais casas de roupas esportivas desenvolveram um número revolucionário de roupas que oferecem maior eficiência e resistência ao atleta. Por exemplo, adaptação às mudanças climáticas, que o suor não umedeça a roupa e gere desconforto ou peso que diminua o desempenho.
O design do mesmo também se destacou na última década, onde são feitos estudos para conhecer a mobilidade e o suporte que deve fornecer tendo em conta as características de um determinado desporto.
Sapatos inteligentes
A construção de sapatos com melhorias no amortecimento, estabilidade e conforto oferece muitos benefícios de melhoria de desempenho. Além de antecipar lesões que podem surgir de determinados movimentos.
Nos templates são utilizados chips que enviam dados para um dispositivo inteligente sobre a pegada, passos, deslocamento e outros, há até alguns que informam se devem ser dados passos maiores, aumentar a cadência ou melhorar a técnica de corrida.
Dispositivos que o guiam para atingir objetivos esportivos
Smartphones, Smartwatches, sensores polares e outros que auxiliam atletas e treinadores permitem medir frequência cardíaca, velocidade e ritmo, além da distância percorrida.
A saúde dos atletas está sendo melhor monitorada com gadgets, o que gera uma maior sensação de proteção e estimulação física nos atletas. Isso foi refletido no site g1.globo
Um exemplo disso são os capacetes ergonômicos, ou colares, que têm sido usados na Fórmula 1 para evitar lesões na cabeça e no pescoço causadas por colisões em alta velocidade.