A tecnologia evolui de forma constante e ao longo dos últimos anos estamos a ver o progresso maior de sempre. Da impressão 3D e interoperabilidade até a inteligência artificial (IA), novas tendências estão a movimentar o setor de tecnologia e oferecer novas experiências interessantes para os usuários.

Impressão 3D deve decolar com o crescimento de hobbies

Na última década e especialmente nos últimos cinco anos a indústria tem necessitado de cada vez mais equipamentos personalizados e uma cadeia de suprimentos mais rápida, de forma que a tecnologia 3D, que tem conquistado cada vez mais funcionalidades, surgiu como uma das principais soluções encontradas.

Actualmente a tecnologia ainda conta com algumas limitações, com destaque para a disponibilidade limitada de impressoras e o alto custo da matéria-prima, mas avanços nesses dois pontos indicam que nos próximos anos a impressão 3D praticamente triplicará de tamanho.

Segundo dados divulgados recentemente pela consultoria Markets and Markets em um relatório sobre o potencial de crescimento dessa ferramenta, o mercado de impressão crescerá de 12,6 mil milhões de dólares em 2021 para mais de 34,8 mil milhões em 2026.

Por exemplo, uma das grandes promessas está a vir por meio da startup japonesa Cyfuse, que está a desenvolver uma impressora 3D com órgãos e tecidos artificiais com diversos possíveis usos práticos na área da saúde.

Além dos já mencionados usos personalizados para essa tecnologia pelo setor industrial, na medida em que os preços dos modelos diminuem e ela se torna mais acessível para o público, usos como a produção de miniaturas para jogos de tabuleiro e RPG, como os da empresa Hero Forge Custom Miniatures, também devem vir a gerar um impacto positivo nesse crescimento.

Foco na experiência independente do aparelho utilizado

Uma das principais tendências atuais que deve vir a continuar no próximo ano é a de focar em oferecer a melhor experiência possível entre os diversos dispositivos disponíveis.

Nesse sentido, um dos melhores exemplos atuais é o setor dos jogos de casino online. Provedores como o PokerStars Casino otimizaram jogos como blackjack para funcionar bem em tablets e telefones celulares, bem como em computadores e notebooks.

Isso significa que, em vez de depender de um aplicativo que funciona em apenas um dispositivo, os usuários só precisam ter uma conta principal para acessar os jogos em qualquer dispositivo e de qualquer local.

Nos próximos anos isso deve vir a ser ainda mais acelerado com o avanço do cloud gaming, cloud computing e a nova internet 5G, de forma que o setor tem potencial de vir a alcançar mais de 623,3 mil milhões até 2023 e promete garantir uma experiência de jogo estável e segura para todos os usuários.

As principais companhias que estão a investir no desenvolvimento dessa tecnologia são a Microsoft, o Google e a Amazon, mas os serviços disponibilizados por elas devem servir de base para o desenvolvimento de tecnologias de outras empresas e chegar ao grande público de diversas formas, que vão de jogos até novas possibilidades de trabalho.

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Inteligência artificial deve gerar diversas melhorias significativas no próximo ano

Para completar as principais tendências em relação a 2022 é necessário mencionar a inteligência artificial (IA). Com diversos usos já conhecidos pelo público, como as recomendações e novas produções da plataforma de streaming Netflix, essa tecnologia contará com diversos avanços no próximo ano e nos seguintes em setores que vão da segurança cibernética até a produção de veículos autónomos.

Para se ter uma ideia do tamanho do crescimento esperado em relação a IA, basta mencionar que enquanto actualmente ela está avaliada em cerca de 35,92 mil milhões, espera-se que até 2028 ela chegue a mais de 360 mil milhões – crescimento que representa mais de cem vezes o valor do presente momento.

Aqui também existem diversas empresas que estão a liderar o segmento, mas alguns dos principais destaques são a chinesa IA AutoCore, que está a desenvolver um software de direção autónoma avançado, assim como a Customindz, que oferece diversas ferramentas alimentadas por IA para marketing e detecção de fraude.

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