Os cibercriminosos estão constantemente a inventar novos métodos de criminalidade online, tendo-se registado um aumento desta atividade nos últimos meses. Os especialistas da Kaspersky verificaram um aumento da atividade de atacantes que roubam passwords através da utilização de um malware especial chamado Trojan-PSW - criado para recolher informações de login e outros dados.

Os especialistas da Kaspersky analisaram dados de 2020 e 2021 (janeiro a setembro) sobre o número de tentativas de “infeção” e objetivos destes ataques. De acordo com as conclusões obtidas, registou-se um crescimento no número de utilizadores atacados durante este período. Por exemplo, no mês de setembro, houve aproximadamente mais 160.000 alvos do que em Abril, um aumento de 45%. Nos últimos meses, os especialistas da Kaspersky também assistiram a um forte aumento do número de tentativas de “infetar” utilizadores: no terceiro trimestre de 2021 (julho a setembro) registou-se um aumento de quase 30%. A quantidade total de deteções também aumentou em relação ao ano anterior: de 24,8 milhões para 25,5 milhões. No caso de Portugal, este valor passou de 506.840 em 2020 para 445.682 em 2021. Ao nível de utilizadores afetados, registou-se também uma quebra em relação ao ano anterior, a nível nacional – 28 967 vs. 24 418. 

"Como demonstram as estatísticas, os logins, passwords, detalhes de pagamento e outros dados pessoais, continuam a ser um alvo apetecível para os cibercriminosos e a ser uma informação popular no mercado negro. Por esta razão, encorajamos os utilizadores a tomarem medidas adicionais para protegerem as suas contas. Por exemplo, através da utilização de métodos de autenticação multifactor. O aumento da atividade de cibercriminosos que realizam furtos de passwords também sugere a necessidade de os utilizadores serem mais cuidadosos, de não seguirem ligações não verificadas e de utilizarem uma solução de segurança atualizada", comenta Denis Parinov, especialista em segurança da Kaspersky.

Para evitar ser vítima de programas maliciosos e esquemas que visam roubar credenciais, a Kaspersky recomenda:

  • Manter sempre o software atualizado em todos os dispositivos para prevenir que os ataques se infiltrem na rede através da exploração de vulnerabilidades.
  • Utilizar passwords fortes para aceder a serviços empresariais. Utilizar pelo menos dois fatores de autenticação para aceder à conta.
  • Evitar publicar informações pessoais online que possam revelar a identidade, tais como morada, número de telemóvel, email, entre outros. Antes de partilhar qualquer coisa, considerar as consequências não intencionais e não partilhar nada que possa comprometer a privacidade, pessoal ou de terceiros.

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, Governos e consumidores por todo o mundo.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1015 vezes
Tagged em
Top