A Microsoft disponibilizou, de forma oficial, a versão final do Windows 11.

Assim, a partir de hoje, o upgrade gratuito para Windows 11 irá começar nos PCs com Windows 10 elegíveis e também nos PCs disponíveis para venda já com o Windows 11 pré-configurado.

O Windows sempre existiu para ser um palco para a inovação mundial. Tem sido a espinha dorsal dos negócios a nível global e onde algumas startups se tornaram em nomes familiares. A web nasceu e cresceu no Windows. Foi o local onde muitos de nós escrevemos o nosso primeiro e-mail, jogámos o nosso primeiro jogo de PC e escrevemos a nossa primeira linha de código. O Windows é o lugar onde as pessoas vão para criar, para se conectarem, para aprenderem e para alcançarem - uma plataforma da qual, atualmente, mais de mil milhões de pessoas dependem.

A responsabilidade de conceber algo para tantas pessoas é uma responsabilidade que a Microsoft não assume de ânimo leve. Os últimos 18 meses trouxeram uma mudança incrível na forma como usávamos os nossos PCs, passando de tentar encaixar o PC na nossa vida para tentar encaixar toda a nossa vida no PC. Os dispositivos deixaram de ser apenas o sítio onde íamos para ter reuniões, aulas e para fazer as coisas, e passaram a ser o sítio onde jogamos jogos com amigos, vemos os nossos espetáculos favoritos e, talvez agora com mais significado, conectamo-nos uns aos outros. Durante este processo, demos por nós a recriar as brincadeiras de escritório, as conversas nos corredores, exercícios, happy hours e celebrações de férias – digitalmente.

O mais poderoso foi a mudança no PC a que assistimos e sentimos – de algo prático e funcional para algo pessoal e emocional. Foi isto que nos inspirou quando estávamos a construir a próxima geração do Windows. A inspiração para construir um lugar que nos parecesse familiar, onde pudéssemos criar, aprender, brincar e, mais importante ainda, conectar-nos de todas as novas formas possíveis.

Redesenhado para produtividade, criatividade e facilidade

A Microsoft simplificou o design e a experiência do utilizador para capacitar as pessoas a fazer mais e inspirar mais a sua criatividade com o Windows 11. Este é moderno, fresco, limpo e bonito. Desde o novo botão Iniciar à barra de tarefas até cada som, fonte e ícone, tudo foi feito intencionalmente com o objetivo de dar o controlo ao utilizador e, simultaneamente, proporcionar uma sensação de calma e facilidade. O botão Iniciar foi colocado no centro e a experiência de encontrar o que procura tornou-se mais fácil e rápida. O botão Iniciar utiliza o poder da cloud e do Microsoft 365 para mostrar ao utilizador os seus ficheiros recentes, independentemente da plataforma ou dispositivo em que os estava a visualizar anteriormente, mesmo que estivesse num dispositivo Android ou iOS.

O Windows sempre teve o objetivo de ajudar o utilizador a trabalhar como deseja, disponibilizando a flexibilidade de visualização de múltiplas janelas e a capacidade de utilização de diferentes aplicações em simultâneo. No novo Windows 11, aplicações como Snap Layouts, Snap Groups e Desktops foram introduzidas para fornecer ao utilizador uma forma ainda mais poderosa de realizar multitarefas e manter-se atualizado sobre aquilo que precisa de ser feito. Estas novas funcionalidades ajudam, ainda, o utilizador a organizar as suas janelas e a otimizar o seu ecrã, para que possa ver exatamente o que precisa, da forma que deseja, num layout visualmente limpo. Com a opção Desktops, o utilizador pode criar espaços separados para cada dimensão da sua vida – trabalho, jogos ou escola, por exemplo - e personalizá-los de acordo com o seu gosto pessoal, alternando ainda entre eles.

 

Uma forma mais rápida de o utilizador se conectar às pessoas que mais gosta

Outra parte crítica sobre como nos aproximarmos daquilo que amamos é aproximar-nos das pessoas de quem gostamos. Os últimos 18 meses conduziram a um novo comportamento para a forma como criamos ligações significativas com as pessoas digitalmente. Mesmo num contexto de maior interação presencial, a Microsoft quer continuar a facilitar a aproximação entre as pessoas, independentemente de onde estas se encontrem, não podendo constituir o dispositivo ou plataforma uma barreira.

No Windows 11, o Microsoft Teams passa a estar integrado na barra de tarefas, permitindo assim ao utilizador ligar-se instantaneamente a qualquer pessoa, através de texto, chat, voz ou vídeo a partir de qualquer lugar, independentemente da plataforma ou dispositivo em que estejam, seja através do Windows, Android ou iOS. Se a pessoa com quem se quiser conectar não tiver feito o download do Microsoft Teams, poderá ainda assim ligar-se através da opção SMS bidirecional.

O Windows 11 também melhora a integração com as características de produtividade do Teams, permitindo iniciar uma apresentação ou silenciar-se diretamente a partir da barra de tarefas.

Proporcionar a melhor experiência de jogo em PC até ao momento

O Windows 11 foi também pensado para os apaixonados de jogos. Hoje em dia, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo jogam no Windows e é também através deste que se conectam e partilham alegria com os seus amigos.

O Windows 11 desbloqueia todo o potencial do hardware do sistemacolocando as tecnologias mais recentes de jogo a funcionar para o utilizador. Entre estas destacam-se o DirectX 12 Ultimate, que disponibiliza gráficos imersivos de cortar a respiração e fotogramas de alta velocidade; DirectStorage para tempos de carga mais rápidos e jogos globais mais detalhados e Auto HDR para uma experiência visual mais cativante, através de uma gama de cores mais ampla e vibrante.

No que respeita à compatibilidade de hardware, o Windows 11 continua a suportar os acessórios de jogo para PC e os periféricos preferidos dos utilizadores. Com a Xbox Game Pass para PC ou Ultimate, os jogadores têm acesso a mais de 100 jogos de PC de alta qualidade, bem como novos jogos adicionados constantemente, continuando a ser fácil encontrar pessoas com quem jogar, independentemente se estão a jogar em PC ou em consola.

Para saber mais sobre o que o Windows 11 significa para os jogadores, consulte o Xbox Wire.

 

Uma forma mais rápida de obter a informação que interessa

O Windows 11 aproxima mais rapidamente o utilizador das notícias e informações que lhe interessam através do Widgets - um novo feed personalizado alimentado por IA e que conta com o melhor desempenho de browser do Microsoft Edge. Mesmo em momentos de maior concentração e criatividade, ainda são necessárias pausas – um momento para conectar com o mundo ou para um reset mental. Hoje, utilizamos os telefones para verificar notícias, previsão do tempo ou notificações. Agora, é possível visualizar diretamente a partir do ambiente de trabalho. Quando o utilizador opta por um feed personalizado, este desliza pelo ecrã sem perturbar o que está a fazer. O Widgets oferece ainda novos horizontes de conteúdo personalizado para criadores e editores. A aspiração da Microsoft é continuar a criar um pipeline vibrante tanto para marcas globais como para criadores locais, beneficiando simultaneamente os consumidores.

Uma nova Microsoft Store que reúne as aplicações e entretenimento favoritos dos utilizadores

A nova Microsoft Store é o local onde os utilizadores poderão encontrar aplicações e conteúdos para ver, criar, jogar, trabalhar e aprender. Esta foi redesenhada para ser mais rápida, possuindo um design totalmente novo que é bonito e simples de usar. Para além da disponibilização de mais aplicações do que nunca, a Microsoft pretende tornar o conteúdo – aplicações, jogos, espetáculos, filmes – mais fácil de pesquisar e descobrir, com uma maior curadoria de conteúdos e coleções. Em breve, estarão disponíveis aplicações como o Microsoft Teams, Visual Studio, Disney+, Adobe Creative Cloud, Zoom, Canva - todas elas disponibilizando experiências incríveis para entreter, inspirar e conectar os utilizadores. Adicionalmente, ao descarregar uma aplicação na Microsoft Store, o utilizador fá-lo com a tranquilidade de saber que foi previamente testada para uma utilização segura e em família.

A Microsoft anuncia ainda que, pela primeira vez, traz aplicações Android para o Windows. A partir do final deste ano, os utilizadores poderão assim descobrir aplicações Android na Microsoft Store e descarregá-las através da Amazon Appstore – podendo, por exemplo, gravar e publicar um vídeo do TikTok, ou utilizar Khan Academy Kids para aprendizagem virtual diretamente a partir do seu PC. Mais novidades serão partilhadas nos próximos meses.

Um ecossistema mais aberto que desbloqueia novas oportunidades para programadores e criadores

A Microsoft está empenhada em desbloquear oportunidades económicas para programadores e criadores e, neste âmbito, dá a oportunidade a fornecedores independentes de software (ISVs) de trazerem as suas aplicações para o Windows 11, independentemente de serem construídas como Win32, Progressive Web App (PWA), ou Universal Windows App (UWP) ou qualquer outra estrutura de aplicação, criando assim uma oportunidade de alcançar e envolver mais pessoas.

Adicionalmente, a Microsoft anuncia ainda uma mudança progressiva nas suas políticas de partilha de receitas, dando a possibilidade aos criadores de trazerem o seu próprio negócio para a Microsoft Store e manter 100% das receitas. Os criadores de aplicações podem ainda utilizar a Microsoft Store com uma competitiva quota de receitas de 85/15. Desta forma, a Microsoft acredita que a criação de um ecossistema mais aberto beneficiará os seus clientes, dando-lhes um acesso seguro e acesso sem restrições às aplicações, jogos, filmes, espetáculos e conteúdos web que queiram e necessitem.

Saiba mais através do Windows Developer Blog.

Mais rápido, seguro e familiar para IT

Para os profissionais de IT, o Windows 11 mantém a base consistente, compatível e familiar do Windows 10. Os profissionais poderão, assim, planear, preparar e implementar no Windows 11 tal como já o fazem no Windows 10. Atualizar o sistema para o Windows 11 será como fazer uma atualização no Windows 10. A experiência de gestão que possuem atualmente com o Microsoft Endpoint Manager, as configurações de cloud, Windows Update for Business e o Autopilot - irão apoiar o seu ambiente de trabalho à medida que integrarem o Windows 11.

Tal como com o Windows 10, a Microsoft está fortemente empenhada na compatibilidade de aplicações, que é aliás um princípio fundamental do design do Windows 11. Assim, as aplicações funcionarão no Windows 11 com o App Assure, um serviço que ajuda os clientes com 150 ou mais utilizadores a resolver quaisquer problemas de aplicação com que se possam deparar, sem custos adicionais.

O Windows 11 também é seguro no seu design, com novas tecnologias de segurança incorporadas que irão acrescentar proteção desde o chip até à cloud, permitindo produtividade e novas experiências em simultâneo. O Windows 11 fornece um sistema operativo numa abordagem Zero Trust para proteger os dados e o acesso através de dispositivos, resultado do trabalho desenvolvido pela Microsoft com os seus parceiros para elevar os requisitos básicos de segurança e satisfazer as necessidades do crescente cenário de ameaças e o novo mundo de trabalho híbrido.

Consulte mais informações no Blog Microsoft 365

A melhor altura para comprar um PC

A Microsoft tem vindo a trabalhar, de forma estreita, com os seus parceiros de hardware e de Silicon para assegurar que a maioria dos PCs que são comprados hoje estarão prontos para o Windows 11 – através de uma variedade de fatores e preços. Em conjunto, o Windows 11 surge otimizado para níveis superiores de velocidade e eficiência e melhores experiências de toque, voz e desenho.

A experiência de toque foi melhorada para utilização do Windows 11 num tablet sem teclado, criando mais espaço entre os ícones na barra de tarefas e adicionando layouts de toque maiores e dicas visuais subtis para facilitar o redimensionamento e a movimentação das janelas, bem como a adição de gestos. A haptics torna, ainda, a utilização da caneta mais envolvente e imersiva – permitindo ao utilizador ouvir e sentir as vibrações à medida que clica, edita ou desenha. O Windows 11 traz ainda melhorias na digitação de voz, reconhecendo de forma incrível o que o utilizador diz, pontuando automaticamente pelo mesmo com comandos de voz como “apagar isto". Este é um recurso fantástico para quando seja necessário fazer uma pausa na dactilografia e transpor as ideias para o papel.

O Windows 11 estará disponível nos novos PCs e através de uma atualização gratuita para PCs elegíveis do Windows 10 a partir do dia 5 de outubro. Para verificar quais os PCs atuais com Windows 10 que são elegíveis para a atualização gratuita para Windows 11, pode consultar o site Windows.com e fazer o download da aplicação PC Health Check. A Microsoft está ainda a trabalhar com os seus parceiros retalhistas para garantir que os PCs com Windows 10 que estão hoje disponíveis para compra estão prontos para a atualização para o Windows 11. 

O Windows é mais do que um sistema operativo. É algo que faz parte da vida de muitas pessoas, permitindo que se conectem umas às outras, sendo ainda o local onde estas aprendem, trabalham e têm momentos lúdicos. Com o Windows 11, a Microsoft espera capacitar e inspirar ainda mais as pessoas a fazer o que gostam e a criar mais.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 291 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top