A criação está no centro do vídeo de curta duração e a Google tem como objetivo tornar a criação de vídeos curtos mais fácil e divertida. Embora os vídeos curtos já possam ser visualizados na plataforma, os utilizadores de todo o mundo vão poder aceder, pela primeira vez, às ferramentas de criação do Shorts, que incluem uma câmara multi segmento para encadear vários videoclipes, a capacidade de gravar com música, controlar as configurações de velocidade e muito mais.
Os utilizadores terão também a capacidade de usar excertos de áudio de vídeos no YouTube - que inclui milhares de milhões de vídeos em todo o mundo - desbloqueando um novo espaço de criatividade como nunca antes. Isto significa que poderá dar o seu próprio toque criativo ao conteúdo que gosta de assistir no YouTube e ajudar a encontrar-lhe um novo público - seja reagindo às suas piadas favoritas, experimentando a receita mais recente do criador ou reencenando sketches cómicos. Os criadores estarão no controlo e terão a opção de sinalizar que não querem que o seu vídeo longo seja remisturado.
O Shorts já inclui ferramentas de criação fundamentais, como uma câmara multi segmento para encadear vários videoclipes, a capacidade de gravar com música, configurações de controlo de velocidade e muito mais. À medida que é desenvolvido o Shorts ao lado dos criadores e artistas, foram adicionadas mais funcionalidades aos mercados existentes e também para os novos mercados, tais como:
- Adicionar texto a pontos específicos no seu vídeo
- Excertos de áudio de outros Shorts para remisturar na sua própria criação
- Acrescente automaticamente legendas ao seu Short
- Grave até 60 segundos com a câmara do Shorts
- Acrescente clips da galeria do seu telefone para adicionar às suas gravações feitas com a câmara Shorts.
- Adicione filtros básicos para corrigir a cor dos seus shorts, com mais efeitos a serem disponibilizados futuramente.
A empresa norte-americana tem trabalhado ao lado dos seus parceiros musicais para garantir que os artistas e os criadores têm uma grande biblioteca de músicas para usar nos seus Shorts. À medida que foi sendo lançada a versão beta internacionalmente, serão igualmente disponibilizadas milhões de músicas (e cada vez mais) e catálogos de música de mais de 250 editoras e publishers de música de todo o mundo, incluindo Universal Music Group, Sony Music Entertainment e Sony Music Publishing, Warner Music Group e Warner Chappell Music, Believe, Merlin, Because Music, Beggars, Kobalt e muitas mais.
O Shorts garante uma nova experiência de visualização que lhe permite deslizar verticalmente, de forma simples, de um vídeo para o seguinte e, foi adicionado um separador do Shorts para o telemóvel para tornar mais fácil assistir a Shorts com um único toque.
O YouTube ajudou uma geração inteira de criadores a transformarem a sua criatividade em negócios e a tornarem-se em empresas de media da próxima geração. Nos últimos três anos, foi pago mais de US $30 mil milhões a criadores, artistas e empresas de media.
O Shorts é uma nova forma de assistir e de criar no YouTube e, por isso, e está a ser analizada a hipotese de ser monetizado o Shorts de forma a recompensar os criadores pelo seu conteúdo.
Como primeiro passo nesta viagem, a Google adicionou recentemente o Fundo YouTube Shorts, um fundo de US $100 milhões distribuído ao longo de 2021-2022.
A versão beta do Shorts será disponibilizada na quarta-feira, dia 14 de Julho em Portugal.