A indústria de Gaming e eSports está a crescer fortemente entre os jogadores profissionais e amadores. Este crescimento potenciou uma nova vaga de conteúdos e comunidades digitais.

Agora, são cada vez mais utilizadores a utilizar plataformas de streaming para partilhar jogos ao vivo, gameplays, obter feedback, desenvolver comunidades e obter possíveis patrocinadores.

A pensar nesta nova tendência, neste artigo estão listadas as cinco melhores plataformas de streaming de gaming, as ferramentas ideais para quem quer tirar proveito de um hobby e criar um canal de conteúdos.

Twitch

A Twitch lidera indiscutível como plataforma de streaming de gaming. É uma enorme rede social para jogadores e a mais popular por ser fácil de utilizar e incluir diversas features que os gamers pretendem – nomeadamente a compatibilidade com os dispositivos de streaming.

Por sua vez, o conceito de “game streamer” ganhou popularidade com a Twitch. Quando a Amazon comprou a marca, em 2014, acrescentou valor à plataforma e à vertente do gaming. O investimento foi canalizado para dar melhores condições de software aos utilizadores.

Além de toda esta popularidade, a plataforma Twitch é ideal para explorar nichos de streaming como, por exemplo, o iGaming. Já existem na plataforma diferentes canais para quem é fã deste tipo conteúdo. Além do stream de diferentes tipos de casino online, existem streamers que partilham dicas e estratégias com os seus seguidores.

Essa vantagem da Twitch acaba também por mostrar que existe conteúdo para todos os públicos, o que ajuda para a diversificação das comunidades gaming. Em 2020, já conta com mais de 15 milhões de utilizadores ativos na plataforma – impressionantes 14% dos utilizadores da internet.

YouTube Gaming

Para muitos jogadores, o YouTube Gaming era uma mera cópia da Twitch quando surgiu. Foi em 2015 que a Google lançou esta vertente gaming da plataforma, com o objetivo de motivar os criadores de conteúdo a lançarem os seus próprios canais.

Mas por que YouTube e não Twitch? Talvez a resposta seja por conveniência. Para quem tem uma conta no YouTube, mesmo que não seja para gaming, evita começar do zero no que toca aos subscritores. Além disso, a monetização é facilmente ativada e com menos requisitos.

Outro ponto forte do YouTube Gaming é a possibilidade de acompanhar gameplays de youtubers exclusivos da plataforma como, por exemplo, o Pew Die Pie.

Facebook Gaming

O Facebook também não quis ficar atrás. Lançou sua vertente gaming exatamente para potencializar a comunidade que tem de utilizadores ativos.

Assim como o YouTube, ter um ambiente conhecido por quase todos é um grande trunfo no desenvolvimento de um novo serviço. A familiaridade de ter o serviço de stream a dois cliques da respetiva página de utilizador é provavelmente a razão para a sua crescente popularidade.

Em junho de 2020, a Mixer, outra das plataformas de streaming, anunciou a sua saída do mercado de streaming, facilitando a migração dos seus membros e parceiros para o Facebook Gaming. Vários foram os streamers que aceitaram a mudança e levaram consigo os seus subscritores.

Hitbox.tv

Razões para tentar a Hitbox.tv? Para muitos jogadores, o streaming nesta plataforma é mais limpo e rápido. Além disso, tem uma política de privacidade mais abrangente, para que os conteúdos possam ser mais diversificados.

Por outro lado, é uma plataforma de streaming fortemente ligada aos torneios de eSports. Mas tem uma grande desvantagem. Para quem deseja transmitir os jogos através da consola, não poderá fazê-lo diretamente, precisará de um PC ou Mac.

Nesses casos, nada como opções portáteis de gaming. Em 2019, a Acer lançou o notebook Nitro 5 exatamente para aumentar a sua presença neste segmento e possibilitar ao utilizador melhores condições de streaming.

Kamcord

Embora a Twitch e o YouTube dominem grande parte do mercado, existem outras opções. Para quem quer partilhar conteúdos do seu tablet ou smartphone, assim como do Facebook Live e Periscope, a Kamcord é a ferramenta ideal.

Esta aplicação, que nasceu para partilhar screenshots, deu passos gigantes nos últimos meses de 2020, para facilitar o streaming de gaming, especialmente em Android – para iOS o mais confortável ainda é o Twitch. A Kamcord tem uma grande comunidade de jogos como Clash of Clans e Minecraft.

Por fim, referir que, a melhor plataforma dependerá sempre da utilização e interesse dos jogadores. Contudo, nada como uma lista de prós e contras para escolher a plataforma ideal. Às vezes, as melhores oportunidades estão onde menos se espera.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 284 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top