O lançamento da nova PlayStation 5 tem despertado a atenção de phishers e scammers, que estão cada vez mais interessados em aproveitar-se das novidades que esta nova consola de jogos apresenta. Só no mês de outubro, a Kaspersky encontrou cerca de 130 domínios suspeitos em todo o mundo que mencionavam “PlayStation” nos seus nomes, quantidade que representa 50% dos websites fraudulentos detetados entre janeiro e outubro deste ano.

Estes websites oferecem aos visitantes a possibilidade de fazerem uma pré-reserva da PlayStation 5, através de um pagamento antecipado ou do fornecimento de informações pessoais. Algumas páginas web chegavam mesmo a oferecer a compra da consola a um valor inferior ao do preço de venda ao público. Além destas, a Kaspersky detetou também domínios que afirmavam existir um preço de venda especial disponível para a versão anterior da consola - a PlayStation 4 - justificando a queda no preço com o lançamento da nova versão. 

"Gostaríamos de recordar aos utilizadores que se algo na Internet parece demasiado bom para ser verdade, provavelmente deverá ser um scam. As mensagens sobre vendas e pré-reservas devem ser verificadas em fontes fidedignas e, por isso, aconselhamos a não clicar em links de e-mails ou mensagens suspeitas em messengers e redes sociais. Recomendamos também a instalação de uma solução de segurança com bases de dados atualizadas de recursos de phishing e spam", destaca Tatyana Sidorina, especialista em segurança da Kaspersky.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 118 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top