O TikTok está disponível em mais de 150 países e, com centenas de milhões de utilizadores ativos em todo o mundo, existem muitos vídeos a circular na aplicação. Com o sucesso do TikTok chegou também a necessidade de um olhar cuidado e medidas de segurança que visem proteger a sua conta contra todo o tipo de manobras maliciosas.

Embora seja popular pela sua combinação de partilha de vídeos curtos – muitos deles de natureza humorística – e funcionalidades características de uma rede social, o TikTok tem sido notícia por motivos menos bons. A Índia instituiu a proibição da aplicação e o governo dos EUA tomou medidas para proibir todas as transações com a ByteDance (empresa mãe da TikTok). A aplicação de vídeos também foi multada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos por violar a Lei de Proteção à Privacidade das crianças na Internet e pelas autoridades sul-coreanas pelo uso incorreto desse tipo de dados.

Os utilizadores da aplicação enfrentam desafios semelhantes aos de outras plataformas de redes sociais, tais como “scammers”, “spammers” e “cyberbullies”. A ESET apresenta, por isso, algumas opções de privacidade e segurança que o TikTok oferece aos seus utilizadores para proteger as suas contas.

Proteger a conta TikTok

No entender da ESET, uma das medidas de segurança a aplicar deve ser o single sign-on e o uso do número de telefone ou e-mail para o efeito. No que diz respeito à gestão da sua conta, o TikTok é bastante simples e as configurações estão guardadas na opção “Manage my account”. Também existe a opção “Security” no mesmo menu, que apresenta uma visão geral de todos os alertas de segurança que deve saber, como qualquer atividade de conta suspeita. Pode ainda monitorizar todos os dispositivos com os quais está conectado.

Privacidade e opções de segurança

No menu “Privacy and safety” é possível gerir todas as permissões e acessos relacionados com a sua conta. Quando cria a sua conta no TikTok, esta é pública por predefinição. Pode alterar as opções na seção “Discoverability” e definir se a aplicação deve sugerir a sua conta a utilizadores que possam estar interessados nela. Uma das opções que oferece é decidir se outros utilizadores podem ou não fazer o download dos seus vídeos, mas, atualmente, esta funcionalidade é experimental. No entanto, os utilizadores podem contornar a situação, gravando através da captura de ecrã. Adicionalmente, por forma a eliminar o risco de receber mensagens duvidosas, pode desativar as suas mensagens diretas ou bloquear utilizadores caso a caso. Moderar comentários também é uma das opções oferecidas aos utilizadores. Novamente, poderá desligá-lo completamente, limitá-lo a amigos ou permitir que todos comentem.

Resumindo

Como acontece com todas as redes sociais, as configurações tendem a passar por revisões, especialmente porque estas plataformas tendem a ser escrutinadas sobre como lidam com a privacidade e os dados do utilizador. O melhor conselho que a ESET tem para dar é revisitar regularmente as suas configurações de segurança e privacidade. E já que está nisto, por que não verificar suas contas do Facebook e da Google também?

Para mais informações e dicas da ESET sobre como aumentar a segurança e privacidade no TikTok, por favor leia o artigo completo no WeLiveSecurity (em inglês).

Classifique este item
(0 votos)
Ler 297 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top