Para ajudar a diminuir a preocupação dos pais com o facto dos seus filhos poderem aceder a conteúdos de potencial risco enquanto estão a utilizar o YouTube – um dos serviços de streaming mais usados e populares entre as crianças – a Kaspersky introduziu uma nova ferramenta de “Safe Search” para o YouTube na sua solução Kaspersky Safe kids. Quando ativada, esta ferramenta bloqueia o aparecimento de vídeos inapropriados no motor de pesquisa, evitando que os mais pequenos encontrem vídeos com conteúdo sexual, drogas ou profanações.

Hoje em dia, as crianças são uma das principais audiências do YouTube, tendo ao seu dispor muitos dos vídeos mais populares da plataforma, direcionados para um público mais infantil. Contudo, fora do conjunto destes vídeos infantis, existem muitos outros com temas direcionados para adultos que poderão surtir um grande impacto no comportamento das crianças. De acordo com o relatório “Kaspersky Family”, 14% dos pais afirmou que os seus filhos foram expostos a conteúdos que os encorajou a ter comportamentos violentos ou inapropriados.

Desta forma, os pais necessitam cada vez mais de uma solução de confiança que permita bloquear o acesso das crianças a conteúdos para adultos, sem terem de passar muito do seu tempo preocupados ou a verificar e bloquear manualmente os acessos. Para proteger os mais pequenos de este tipo de vídeos enquanto pesquisam no YouTube, a Kaspersky introduziu uma nova ferramenta de monitorização na sua app de controlo parental: a “Safe Search”. Esta ferramenta torna-se uma mais-valia para os pais que se preocupam e estão atentos ao tipo de conteúdos que os filhos assistem e à informação que consomem. Embora o YouTube permita aos pais salvaguardar os seus filhos de conteúdo para adultos através do seu “Modo Restrito”, eles reconhecem que estes filtros podem não ser 100% eficazes.

A ferramenta “Safe Search” no YouTube notifica os pais sobre a pesquisa de vídeos inapropriados, de forma a que tenham conhecimento do que os seus filhos estão a pesquisar. Isto significa que os pais podem agora tornar-se mais confiantes de que as suas crianças estão prevenidas de encontrar qualquer conteúdo relacionado com a pesquisa de um termo inapropriado, incluindo categorias que contenham linguagem violenta ou publicidade a bebidas alcoólicas, e não apenas um conjunto de vídeos. Adicionalmente, a ferramenta permite ainda aos pais assegurar que as suas crianças estão sempre protegidas ao darem-lhes apenas acesso a uma lista de vídeos ou tópicos que foram pesquisados no YouTube.

Quando a ferramenta estiver ativa no dispositivo ou na app do YouTube, se uma criança pesquisar sobre uma das categorias que foram proibidas, os resultados de pesquisa serão bloqueados. As categorias restritas incluem conteúdo para adultos, álcool, drogas, profanações e tabaco, bem como conteúdos racistas ou preconceituosos. Após os pedidos de pesquisa de conteúdos inapropriados na aplicação serem bloqueados, a criança irá ver uma mensagem que lhe mostrará que os resultados de pesquisa poderão não ser seguros, pois contêm informação sobre as categorias restritas mencionadas acima.

“Como consequência da pandemia, as crianças estão a passar mais tempo em casa, a fazer atividades mais limitadas nos seus tempos livres. Durante este tempo, utilizam cada vez mais o YouTube para assistirem a vídeos educativos ou de entretenimento. Contudo, os pais podem não ter necessariamente tempo para verificar que tipo de vídeos é que as suas crianças estão a ver, mas querem assegurar-se de que as mantêm protegidas sem terem de interferir continuamente na sua vida. Com a nova ferramenta do Kaspersky Safe Kids para o YouTube, os pais podem ter a certeza de que os seus filhos pesquisam vídeos de forma segura, sem se depararem com conteúdo para adultos”, explica Elena Kadochnikova, Product Marketing Manager da Kaspersky.

A ferramenta “Safe Search” para o YouTube é compatível com os browsers dos sistemas Windows, iOS e dispositivos Android. Também funciona diretamente dentro da app oficial do YouTube em telemóveis e tablets Android, o que significa que os pais podem estar sempre informados e seguros de que os seus filhos pesquisam na app sem encontrarem vídeos inapropriados.

Saiba mais sobre a “Safe Search” para YouTube do Kaspersky Safe Kids aqui.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 104 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top