A tecnologia está cada vez mais presente no nosso quotidiano. Automóveis, dispositivos móveis e um sem-número de gadgets estão cada vez mais presentes e torna-se lugar-comum.

Se muitos destes objetos já começam em parte a definir a forma como funcionamos, existem ainda áreas onde a tecnologia se começa aos poucos a instalar. Sem grande surpresa, falamos da tecnologia que irá tornar a sua casa inteligente.

Cada vez mais essencial ao nosso modo de vida conectado, não tardará seguramente a ver alguns dos artigos mencionados aqui surgir no seu lar e começar a redefinir a forma como efetua algumas tarefas.

 

Em que Posso Ajudar?

Uma voz serena responde ao seu chamamento. Não se recorda de ter contratado ajuda para a casa, mas, na verdade a sua assistente pessoal virtual está disponível 24 horas por dia.

Quer deseje encomendar o jantar para ser entregue à sua porta a uma determinada hora, solicitar um lembrete para o aniversário da sogra ou pedir que o aspirador robô passe pela casa na manhã seguinte enquanto foi trabalhar, as limitações de qualquer tarefa doméstica poderão em breve ser uma memória distante.

Cada vez mais presentes e conectados, os automatismos presentes no seu lar podem ser acedidos de onde quer que esteja, reprogramados e adaptados às suas necessidades.

 

 

Conforto Máximo

O dia está particularmente quente e teme que a casa esteja insuportável para descansar devidamente quando chegar.

Solicite à sua assistente que programe o ar condicionado para refrescar toda a casa para que, assim que entrar pela porta, seja envolto numa refrescante brisa. As luzes acendem-se à medida que se aproxima da porta e uma voz igualmente serena dá-lhe as boas-vindas a casa. Se tiver alguma questão, por mais técnica que possa ser, seguramente obterá uma resposta mais ou menos satisfatória.

Ao sair da sala em direção à cozinha, as luzes da primeira ajustam-se à sua ausência até ao seu regresso. Os estores fecharam-se automaticamente na hora que solicitou e o seu lar é gerido com eficácia pelos mecanismos que estipulou.

Qualquer anomalia é comunicada no imediato e nunca deixará de saber o que se passa no seu lar sem o seu consentimento.

 

Temos Leite?

Esta pergunta clássica poderá em breve deixar de fazer sentido. O seu frigorífico sabe precisamente o que tem e a assistente virtual precisamente o que comprou na última encomenda que teve entregue à sua porta.

O conceito de automatismo no seu lar irá ao mais ínfimo detalhe, desde a gestão energética do mesmo ao ligar e desligar utensílios, comunicar leituras de água, gás e eletricidade automaticamente, gerir a sua despensa ou ter o jardim regado sob determinadas circunstâncias que podem incluir a temperatura ambiente e o nível de humidade de um dia em específico.

Um Futuro Brilhante

Ainda que as habituais preocupações possam surgir relativamente à privacidade e quão invasiva a tecnologia pode ser, os benefícios parecem para já suplantar largamente quaisquer dúvidas que possam subsistir.

De facto, muita da nossa vida atual beneficia já de tecnologia menos sofisticada que moldou ao longo de décadas a forma como vivemos hoje. Será, portanto, apenas de assumir que estas melhorias que cada vez mais vemos entre portas nos possam permitir uma vida mais simplificada e cómoda.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 172 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top