Ao fazer essa identificação – e ligação - as hashtags oferecem a chave mágica que permite ao criador de conteúdo produzir especificamente para esses utilizadores e para aqueles que podem eventualmente estar interessados nesse conteúdo e que se reunirão em torno dessa hashtag por reconhecerem nesta um certo interesse temático. Há ainda a possibilidade de afinar e calibrar o conteúdo futuramente em função da relação entre reações orgânicas e os objetivos pretendidos. O que é que isto permite às marcas? Fidelizar consumidores através de influenciadores digitais, fazendo com que estes sejam a sua voz. Como? Através da produção de conteúdos digitais, alavancados por uma estratégia cuidada e hashtags muito bem pensadas. Assim, as hashtags certas podem ajudar a aumentar o número de seguidores dos criadores de conteúdo e as marcas a alargar o seu target. Todos ganham.
Hashtags no Instagram
Como fazer:
- Pesquise as palavras-chave mais revelantes para cada nicho;
- Não colocar dezenas de hashtags só porque sim. Defina o seu conteúdo e conheça a sua audiência. Combine essa análise com uma pesquisa no Instagram. Cruze a informação e parta daí;
- Dica vencedora: use geradores de hashtags para descobrir quais são as mais usadas;
- Faça da sua marca uma hashtag. Peça aos seus seguidores para a usarem e construa uma comunidade. Melhor ainda: peça para que essa comunidade invente uma hashtag para si. Conteúdo gerado pelo utilizador é sempre valioso;
- Use as Stories do Instagram sempre que possível. São uma ferramenta preciosa para usar as hashtags;
- Faça a monitorização das suas hashtags. Use o SumAll, o Simply Measured e a Iconosquare.
Alguns tipos de hashtag existentes:
- Produto ou serviço;
- Nicho;
- Comunidade;
- Eventos especiais;
- Localização;
- Diárias;
- Acrónimos;
Quais as hashtags mais populares no Instagram?
(Junho de 2020, fonte: blogue Hotsuite)
- #love (1.824B posts)
- #instagood (1.143B posts)
- #fashion (807.1M posts)
- #photooftheday (792.4M posts)
- #beautiful (657.4M posts)
O criador de conteúdos e modelo de fitness Rui Duarte Catana tem sido a aposta de várias marcas, pelos conteúdos que partilha e pela forma como esses conteúdos se conseguem associar a produtos de forma subtil, mas eficaz. São disso exemplo marcas de roupa ou produtos de fitness. Para, por exemplo, partilhar produtos proteicos ou de suplementos alimentares pode-se produzir um conteúdo tão simples como uma receita. Para além destes, o criador de conteúdos recorre muitas vezes a sessões fotográficas ou fotos de bastidores, conteúdos com uma mensagem motivacional sempre presente e que ajudam a envolver a audiência. Esse envolvimento é tangível. Aliás, os números de Rui Duarte Catana são bem reveladores da importância que pode ter para as marcas a aposta em influenciadores digitais. Tem cerca de 130 mil seguidores só no Instagram, com uma taxa de engagement de 3,61 % e uma média de likes de 4,536 por post.
É também paradigmático verificar como o Grande Confinamento que todos vivemos representou uma oportunidade para os influenciadores digitais e para as marcas. No caso de Rui Duarte Catana, depois de no final do ano passado ter ultrapassado a barreira dos 100 mil seguidores, em 2020 consolidou e ampliou a sua audiência, tendo agora mais de 130 mil seguidores, um aumento significativo nos últimos seis meses. Nas últimas quatro semanas, já após o período de “quarentena”, os números continuaram a subir, embora agora a um ritmo de 1,3% por mês. Com ou sem pandemia, as hashtags são uma pedra preciosa nas redes sociais. Mas descobri-las e usá-las não é, definitivamente, um segredo bem guardado.