Desta forma, os consumidores demonstraram que não se preocupam apenas com a sua informação privada, mas também com a das pessoas que lhes são próximas. O relatório revela que, por exemplo, 24% dos consumidores afirmam que os seus dados pessoais ou informações sobre a sua família se tornaram disponíveis publicamente sem o seu consentimento.
Estes incidentes estão a pressionar os consumidores a fazerem escolhas conscientes sobre como e onde os seus dados pessoais são guardados, de modo a impedir que sejam vistos ou utilizados por outras pessoas sem a devida autorização. Uma percentagem significativa de pessoas utiliza medidas adicionais quando navega na Internet, com o intuito de esconder a sua informação de hackers (43%), dos websites que visita (41%) e de outros indivíduos que acedem ao mesmo dispositivo (37%). Além disso, alguns consumidores continuam desconfiados relativamente ao armazenamento de informações pessoais nos seus dispositivos. Por exemplo, um quinto (21%) afirma também estar preocupado com os dados pessoais recolhidos pelas aplicações que utiliza nos seus dispositivos móveis.
Estas pessoas podem sentir que estão a perder o controlo sobre o local onde os seus dados são guardados e estão conscientes dos riscos associados à partilha de informações pessoais. Por isso, torna-se compreensível que não queiram que os seus dados sejam utilizados por terceiros sem o seu conhecimento.
"Há muitas formas de controlar a pegada digital. Uma delas é ter em consideração com quem se partilha os dados pessoais e compreender como podem ser utilizados. Tudo o que é colocado na Internet pode permanecer acessível a um vasto leque de pessoas durante muito tempo, a menos que sejam tomadas medidas específicas para os utilizadores se protegerem. Compreender como manter em segurança os dados pessoais na Internet e gerir eficazmente onde os dados são armazenados é um passo em frente para garantir uma presença online positiva, melhorar a reputação pessoal e garantir oportunidades futuras", comenta Marina Titova, Head of Consumer Product Marketing da Kaspersky.
Para que os consumidores possam proteger melhor e eficazmente a privacidade dos seus dados, são necessárias algumas diretrizes. Neste sentido, Patrick Penninckx, Head of Department, Information Society do Conselho da Europa, acrescenta: "O «Global Privacy Research», realizado anualmente pela Kaspersky, oferece ferramentas úteis para compreender melhor o nível de consciência e a perceção geral que os utilizadores da Internet têm sobre o exercício do seu direito à privacidade e à proteção de dados pessoais. A Convenção 108+ recomenda promover uma divulgação mais ampla e significativa das avaliações do impacto da proteção de dados, a aplicação do princípio da privacidade e uma atitude proativa em relação aos requisitos de segurança de dados".
Undatify: o novo serviço que ajuda utilizadores a recuperar e a eliminar dados pessoais de organizações
Para ajudar os utilizadores a recuperarem as informações pessoais, a Kaspersky lançou um novo serviço, chamado Undatify. Esta nova solução permite contactar organizações que podem estar a guardar dados pessoais, para que estes possam ser partilhados com o utilizador ou mesmo eliminados ao abrigo do RGDP e outras leis relativas à privacidade. Em alguns casos, isto é tão fácil como preencher um formulário de contacto.
Para ajudar a orientar os utilizadores neste processo, a Undatify dispõe de uma ferramenta chamada Legal Bot.
Através do Legal Bot, o utilizador pode contactar as organizações incluídas no catálogo do Undatify ou adicionar aquelas que procura, de modo a obter uma cópia dos dados pessoais ou solicitar a eliminação imediata dos mesmos. De seguida, o Legal Bot gera o pedido e envia-o para a organização correspondente. Após receber uma resposta da organização em questão, o Legal Bot utiliza algoritmos inteligentes para analisar o conteúdo e fornecer ao utilizador algumas sugestões de utilização.
Para garantir que a informação pessoal permanece protegida na Internet, a Kaspersky aconselha os consumidores a tomar as seguintes medidas:
- Criar uma lista das suas contas online para que ter uma ideia dos serviços e websites que podem estar a guardar as suas informações pessoais.
- Utilizar o “Privacy Checker”, uma vez que ajuda a considerar a possibilidade de definir como privados os perfis pessoais nas redes sociais. O modo privado torna mais difícil o acesso a terceiros a informação altamente pessoal.
- Instalar o Kaspersky Security Cloud, de modo a identificar pedidos potencialmente perigosos ou questionáveis feitos por uma aplicação e compreender os riscos associados a diferentes tipos de permissões comuns. Esta solução também incorpora a funcionalidade “Do Not Track”, para evitar que sejam carregadas funcionalidades que possam monitorizar as ações dos utilizadores em sites e guardar informações pessoais.
- Os utilizadores europeus podem simplificar o processo de recuperação do controlo das informações pessoais que possam ter sido publicadas online sem autorização, utilizando o Undatify, o novo projeto da Kaspersky lançado através do seu Innovation Hub.
Para mais informações e para ler o relatório completo Defending digital privacy: taking personal protection to the next level clique aqui.