A Vodafone e a TVI realizaram a primeira transmissão holográfica 5G em tempo real, um marco inédito no nosso País. O momento pioneiro na televisão nacional aconteceu durante a emissão em direto do ‘Jornal das 8’, quando o pivô José Alberto Carvalho foi teletransportado do estúdio da TVI através da rede 5G da Vodafone para o recinto do festival Vodafone Paredes de Coura, a mais de 400 km da estação de Queluz. Ao entregar esta nova possibilidade de comunicação, a Vodafone volta a mostrar a sua liderança na inovação e no desenvolvimento da quinta geração móvel em Portugal.

Para a concretização desta operação, a Vodafone contou com 100MHz de espectro temporário na faixa dos 3,6GHz cedido pela ANACOM e com a tecnologia de ponta da Ericsson, parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G. Para o efeito foi utilizado equipamento Ericsson AIR 6488 5G, em cima do reforço habitual de capacidade da rede móvel 4G no recinto, que este ano duplicou em comparação com o ano passado.

Numa operação que envolveu a dedicação de mais de 60 profissionais de todos os parceiros envolvidos, dois estúdios de televisão (um deles criado de raiz na Vila de Paredes de Coura), sete semanas de preparação e perto de uma tonelada de material audiovisual, o sucesso da chamada holográfica deveu-se ao processo de comunicação bidirecional em tempo real que foi criado especificamente para o efeito.

No estúdio da TVI, a imagem do pivô foi captada em alta definição a 60 frames por segundo e transmitida através da rede móvel 5G da Vodafone para o estúdio em Paredes de Coura. Aqui, a imagem foi descodificada em 3D para um projetor holográfico e transmitida em direto e de volta para Queluz, para que José Alberto Carvalho conseguisse ver o que se passava no recinto do festival e conduzisse, sem qualquer interrupção de comunicação, o ‘Jornal das 8’.  

Para garantir a eficácia desta chamada holográfica, a resposta da rede 5G da Vodafone foi inferior a dez milissegundos, uma latência que garante uma fluidez de comunicação sem pausas, só possível com uma rede móvel de excelência como a da Vodafone Portugal.

Com esta iniciativa a Vodafone prova que a mais avançada tecnologia não está restrita aos grandes centros urbanos, pelo contrário. A Vila de Paredes de Coura foi palco de um marco tecnológico sem precedentes, que reforça, ao mesmo tempo, o compromisso da Empresa em cobrir o País com as suas redes de última geração, não deixando ninguém de fora – mesmo as populações das zonas mais isoladas. 

O momento 5G acontece três meses depois da Vodafone Portugal ter concretizado a primeira sessão mundial 5G em roaming com a Vodafone Espanha. Antes disso, a Empresa já se tinha tornado o primeiro Operador a realizar uma ligação 5G com recurso a um smartphone 5G, sendo também pioneira na colocação de uma antena 5G, no seu Edifício Sede, em Lisboa. Todas estas iniciativas foram realizadas em estreita parceria com a Ericsson.

A chamada holográfica antecedeu o início da 27.ª edição do festival Vodafone Paredes de Coura, que se realiza entre os dias 14 e 17 de agosto, e que conta com a participação de, entre outros, The National, New Order, Patti Smith, Suede, Father John Misty e Car Seat Headrest.  

Classifique este item
(0 votos)
Ler 415 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top