Huawei anuncia oficialmente o lançamento do novo sistema operativo HarmonyOS - Wintech

Na Huawei Developer Conference realizada esta semana, foi feito o anuncio do lançamento do HarmonyOS - um novo sistema operativo baseado em microkernel, projetado para oferecer uma experiência de utilização mais equilibrada a todos os equipamentos e momentos.

Richard Yu, CEO do Consumer Business Group da Huawei, explicou o racional da empresa por trás do desenvolvimento deste novo sistema operativo. "Estamos a entrar numa era em que as pessoas esperam uma experiência holística inteligente em todos os dispositivos e cenários. Para corresponder a essa necessidade, achamos importante ter um sistema operativo com uma plataforma melhorada. Precisávamos de um sistema compatível com todos os cenários, que podem ser utilizados numa ​​ ampla variedade de dispositivos e plataformas, e que possam atender à procura do consumidor por uma menor latência e maior segurança. "

"Estes foram os nossos objetivos com o HarmonyOS", continuou: "O HarmonyOS é completamente diferente do Android e do iOS. É um SO baseado em microkernel que proporciona uma experiência suave em todos os momentos. Tem uma arquitetura confiável e segura que oferece o suporte perfeito para a colaboração entre dispositivos. O utilizador poderá desenvolver as suas aplicações uma vez, e de seguida, implementá-las de maneira flexível em diversos equipamentos diferentes. "

Tradicionalmente, os novos sistemas operativos são lançados em conjunto com o lançamento de novos modelos de equipamentos. Já há 10 anos, a Huawei imaginou um futuro em que a inteligência se integraria perfeitamente em todos os aspetos das nossas vidas, começando a explorar como poderia proporcionar essa experiência - transcendendo os limites do espaço físico e abrangndo diferentes hardwares e plataformas.

O HarmonyOS é um sistema operativo compacto e leve, com uma funcionalidade poderosa, sendo utilizado primeiramente em dispositivos inteligentes, como wearables, ecrãs inteligentes, sistemas para veículos e earphones inteligentes. Com esta implementação, a Huawei pretende definir um ecossistema integrado e partilhado entre os dispositivos, criando um ambiente de tempo de execução seguro e confiável e que permita uma experiência inteligente e holística, em todas as interações com todos os equipamentos.

HarmonyOS - Quatro características técnicas distintas

Uma experiência inteligente em todos os cenários estabelece um elevado padrão de conectividade. O HarmonyOS foi, por isso, projetado com quatro recursos técnicos distintos para cumprir a sua promessa aos consumidores.

  1. Ininterrupta: Primeiro sistema operativo para dispositivos com arquitetura distribuída, proporcionando uma experiência perfeita em todos os equipamentos

Ao adotar uma arquitetura distribuída e tecnologia de barramento virtual, o HarmonyOS oferece uma plataforma de comunicação partilhada, gestão de dados, agendamento de tarefas e periféricos virtuais. Com o HarmonyOS, os developers de aplicações não terão que lidar com a tecnologia subjacente para as apps distribuídas, permitindo que estes se concentrem na sua própria lógica de serviço individual. O desenvolvimento de aplicações será mais fácil do que nunca. As aplicações criadas no HarmonyOS podem ser executadas em diferentes dispositivos, ao mesmo tempo em que proporcionam uma experiência colaborativa perfeita em todos os momentos.

 

  1. Suavizar: Mecanismo de Latência Determinístico e IPC de alto desempenho

O HarmonyOS abordará os desafios de baixo desempenho com um Mecanismo de latência determinística e comunicação entre processos (IPC) de elevada performance. O mecanismo de latência determinística define prioridades de execução de tarefas e limites de tempo para o agendamento antecipado. Os recursos irão selecionar tarefas com prioridades mais elevadas, reduzindo a latência de resposta das aplicações em 25,7%. O microkernel pode tornar o desempenho do IPC até cinco vezes mais eficiente que os sistemas existentes.

 

  1. Seguro: arquitetura Microkernel que reformula a segurança e confiabilidade desde o início. O HarmonyOS usa um novo projeto microkernel que apresenta uma segurança aprimorada e baixa latência.

Este microkernel foi projetado para simplificar as funções do kernel, permitindo implementar tantos serviços de sistema quanto possível no modo de utilizador fora do kernel e oferecer maior segurança. O próprio microkernel proporciona apenas os serviços mais básicos, como a calendarização de threads e o IPC.

O design de microkernel do Harmony OS usa métodos de verificação formais para remodelar a segurança e a confiabilidade a partir do zero num Trusted Execution Environment (TEE). Os métodos formais de verificação são uma abordagem matemática eficaz para validar a correção do sistema a partir da fonte, enquanto os métodos tradicionais de verificação, como a verificação funcional e simulação de ataque, são restritos a cenários limitados. Os métodos formais, por outro lado, podem utilizar modelos de dados para verificar todos os caminhos de execução do software.

O HarmonyOS é o primeiro SO a usar a verificação formal no TEE do dispositivo, melhorando significativamente a segurança. Além disso, o microkernel do HarmonyOS tem menos códigos (aproximadamente um milésimo da quantidade do kernel do Linux), a probabilidade de ataque é bastante reduzida.

 

  1. Unificado: o IDE de vários dispositivos permite que as aplicações sejam desenvolvidas uma vez e implementadas em vários equipamentos

Alimentado por um IDE de vários dispositivos, uma compilação unificada em vários idiomas e um kit de arquitetura distribuída, o HarmonyOS pode adaptar-se automaticamente a diferentes controlos e interações de layout de ecrã e suportar tanto o controlo de arrastar e soltar quanto a programação visual orientada para a visualização. Isso permite que os developers criem aplicações com mais eficiência, que são executadas em vários equipamentos. Com um IDE de vários dispositivos, estes podem codificar as suas apps uma vez e implementá-las em vários dispositivos, criando um ecossistema totalmente integrado em todos os equipamentos dos utilizadores.

O HUAWEI ARK Compiler é o primeiro compilador estático que pode executar a par com a máquina virtual do Android, permitindo aos developers coleccionar uma ampla gama de linguagens avançadas em código de máquina num único ambiente unificado. Ao suportar a compilação unificada em vários idiomas, o HUAWEI ARK Compiler ajudará os developers a melhorar e muito a sua produtividade.

 

Plano de desenvolvimento e desenvolvimento de ecossistema

Na conferência, a Huawei também anunciou o roteiro de evolução do HarmonyOS e seu kernel. O HarmonyOS 1.0 será adotado pela primeira vez nos seus produtos de ecrãs inteligentes, que devem ser lançados ainda este ano. Nos próximos três anos, o HarmonyOS será otimizado e gradualmente adotado numa ampla gama de equipamentos, incluindo wearables, HUAWEI Vision e sistemas para os automóveis.

O sucesso do HarmonyOS dependerá de um ecossistema dinâmico de apps e developers. Para incentivar uma adoção mais ampla, a Huawei lançará o HarmonyOS como uma plataforma de código aberto a nível global. A Huawei também estabelecerá uma fundação de código aberto e uma comunidade de códigos abertos para proporcionar suporte a uma colaboração mais aprofundada com os developers.

A China é o lar de um forte ecossistema de aplicações e de uma enorme base de utilizadores. Assim sendo, a Huawei lançará as bases para o HarmonyOS no mercado chinês e, posteriormente, irá expandi-lo ainda para o ecossistema global. Com foco no fornecimento de valor novo e exclusivo, a Huawei abrirá e partilhará os seus principais recursos em áreas como a conectividade, câmaras e inteligência artificial. Este trabalhará em estreita colaboração com os parceiros do ecossistema para fornecer aplicações e serviços que proporcionem aos consumidores a melhor experiência possível, trazendouma nova vida ao sector.

O HarmonyOS trará novos benefícios para os consumidores, fornecedores de equipamentos e developers. Para os consumidores, irá permitir uma experiência inteligente coesa e poderosa em todos os aspetos das suas vidas. Para os fornecedores de equipamentos, ajudará a obter uma vantagem inédita na era da experiência inteligente holística, na qual o 5G, a IA e o IoT terão um crescimento único. Ao mesmo tempo, o HarmonyOS permitirá que os developers conquistem mais utilizadores com menor investimento e possam inovar mais rapidamente os serviços para todos os cenários.

"Acreditamos que o HarmonyOS vai revitalizar o sector e enriquecer o ecossistema", disse Richard Yu. "O nosso objetivo é trazer às pessoas uma experiência verdadeiramente envolvente e diversificada. Queremos convidar os developers de todo o mundo a juntarem-se a nós enquanto fortalecemos este novo ecossistema. Juntos, ofereceremos uma experiência inteligente para os consumidores em todos os cenários."

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 342 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top