Microsoft anuncia OneDrive Personal Vault - Wintech

A Microsoft anunciou o OneDrive Personal Vault, um novo serviço do armazenamento Cloud da Microsoft que fornece uma camada de segurança adicional aos ficheiros mais importantes dos utilizadores.

O OneDrive Personal Vault é uma área protegida que reside dentro do OneDrive e cujo acesso apenas pode ser feito através de métodos de autenticação fortes como Biometria (impressão digital e facial), PIN ou códigos recebidos via Email ou SMS.

De acordo com o anúncio, o Personal Vault é bastante intuitivo em termos de utilização uma vez que basta introduzir um PIN ou usar a impressão digital para aceder aos ficheiros, não sendo por isso necessário o utilizador ter que se lembrar de mais uma password. Adicionalmente, os utilizadores poderão usar o Microsoft Authenticator para desbloquear o Personal Vault.

Outra característica do serviço é o seu bloqueio automático após um período de inatividade. Assim que o Personal Vault bloquear, todos os ficheiros em utilização serão automaticamente bloqueados e será necessário efetuar uma nova autenticação para aceder aos mesmos.

 

A proteção extra foi pensada para acontecer dentro e fora dos dispositivos. Nos PCs com Windows 10, o OneDrive irá sincronizar os ficheiros do Personal Vault com uma área do disco encriptada com recurso ao Bitlocker. Tal como acontece com os ficheiros existentes no OneDrive, os ficheiros existentes no Personal Vault serão encriptados enquanto residem na Cloud da Microsoft ou durante a sua sincronização com o dispositivo.

Para usufruir desta proteção adicional, é recomendável a ativação da encriptação nos dispositivos móveis.

Para não manter fotografias, vídeos ou documentos digitalizados em áreas menos seguras do smartphone, os utilizadores poderão através da App OneDrive gravar os mesmos diretamente no Personal Vault.

O Personal Vault chegará brevemente aos utilizadores da versão web, mobile e Windows 10 que residam no Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Os restantes utilizadores receberão esta Feature Update até ao final de 2019.

Os utilizadores do Plano gratuito ou do Plano de 100 GB, poderão experimentar o Personal Vault com limitação ao número de ficheiros. Os utilizadores do O365 poderão armazenar todos os ficheiros que pretenderem no Personal Vault até ao limite do seu armazenamento.

No mesmo anúncio, a Microsoft refere que o plano de alojamento de 50 GB foi atualizado para 100 GB mantendo o mesmo valor mensal de 1.99 USD, e que os utilizadores do Office 365 poderão subscrever alojamento adicional de 200 GB por um valor mensal de 1.99 USD até um máximo de 1 TB que terá um custo mensal de 9.99 USD.

Mais informações podem ser encontradas no site do Microsoft 365 .

Classifique este item
(0 votos)
Ler 291 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top