Valongo recebe a maior competição nacional de aplicações criadas por jovens para mudar o mundo - Wintech

O município de Valongo vai ser novamente o palco da semifinal pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais. No segundo Encontro Regional Norte da 5ª Edição do Apps for Good, que decorrerá esta sexta-feira à tarde no Fórum Cultural de Ermesinde, 67 equipas de jovens entre os 10 e os 18 anos vão participar e demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.

O encontro tem o apoio da Câmara Municipal de Valongo e contará com a presença de vários membros do governo autárquico e do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. Entre os elementos do júri estarão António Silva (Direção-Geral da Educação), Cristina Ferreira (IEFP de Valongo), Cláudio Silva e Orlando Vieira (Synopsys), Bernardete Dias e Luciana Peres (BNP Paribas), Pedro Silva (IBM), Mafalda Aguiar (SRS Advogados), Maria José Loureiro (Universidade de Aveiro), Carlos Camelo (DECSIS), Renata Carvalho (APM), Sandra Oliveira (Fabamaq) e Edgar Borges (ANPRI) e Bruno Ferreira da Silva, em representação da Galp, um dos principais parceiros do programa, que conta já com um histórico consolidado de apoio a projetos educativos que tenham como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto da Agenda 2030 das Nações Unidas.

As equipas de alunos que participam nesta 5ª edição do programa irão fazer um Pitch de 3 minutos para um júri constituído por representantes dos apoiantes e parceiros do programa. Após o Pitch as equipas vão apresentar-se a público num Marketplace e, no final, o júri irá escolher as 10 melhores soluções tecnológicas que estarão no Evento Final, no dia 13 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. 150 equipas de alunos vão participar nos quatro Encontros Regionais – Açores, Valongo, Oeiras e Madeira – e apenas 22 equipas serão escolhidas para a final.

Para o CDI Portugal, a realização deste evento em Valongo pela segunda vez é um privilégio, e a consequência natural de uma estratégia bem delineada pelo concelho no que respeita à educação e à inclusão e inovação social e digital . Após a inauguração há um ano do Centro de Cidadania Digital de Valongo, esta é mais uma das muitas atividades que desenvolvemos em colaboração com o Município, com o objetivo de aumentar a literacia digital de toda a comunidade com um foco especial nos jovens. Este evento prova mais uma vez que a tecnologia pode ser um meio privilegiado para a resolução de problemas e de causas sociais e ainda para criar uma sociedade mais sustentável e cívica. E o Apps for Good permite atingir estes objetivos desenvolvendo a capacidade criativa e empreendedora dos jovens”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 189 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top