"Boca Juniors" foi vítima de um ciberataque - Wintech

Dois clubes de futebol internacionais foram vítimas de ciberataques e perderam cerca de 500 mil euros numa transação que envolveu duas empresas mexicanas e recorreu a técnicas de engenharia social. Este tipo de golpe reforça a importância da segurança digital para as empresas, bem como a urgência da formação a colaboradores.

No início deste ano, o futebolista Leandro Paredes, que jogou pelo clube Zenit, da Rússia, foi transferido para o Paris Saint-Germain (PSG), numa negociação de 40 milhões de euros. De acordo com as regras da FIFA, o Boca Juniors, clube argentino que formou o jogador, teve o direito de receber uma percentagem da venda, no valor de, aproximadamente, 3,5% ou cerca de 1,3 milhões de euros. O PSG e o Boca Juniors concordaram em dividir o pagamento em três fases, tendo sido a primeira agendada para dia 6 de março. Porém, o Boca Juniors nunca recebeu o pagamento de quase 520 mil euros que o clube francês confirmou ter enviado.

Onde está este meio milhão de euros? 

Como o dinheiro não estava disponível na conta do PSG, foi aberta uma investigação às trocas de correspondências e documentos que o clube enviou como prova de que o pagamento tinha sido realizado. Num dos documentos que confirmava a transferência, foram descobertos e-mails supostamente enviados pelo Boca Juniors, que apresentavam pequenas modificações quase impercetíveis a olho nu. Segundo um jornal argentino que teve acesso aos documentos do caso, apenas uma única letra diferenciava o endereço de e-mail fraudulento do legítimo. Desta forma, as instruções provenientes destes endereços fictícios continham dados falsos.

Depois de analisar os documentos, o Boca Juniors descobriu que o dinheiro tinha primeiramente passado por uma conta bancária de Nova Iorque, que pertencia à empresa mexicana Vector Casa de Bolsa. Posteriormente, foi enviado para uma conta bancária no México, da empresa OM - Soluções de TI SA de C.V. Ambas as empresas eram totalmente desconhecidas para o clube de futebol.

Perante este ciberataque, o Boca Juniors apresentou uma queixa na justiça Argentina e, de momento, o autor do golpe ainda não é conhecido, o que faz com que as buscas continuem. De acordo com as últimas revelações, o hacker pode ter tido acesso ao e-mail de um colaborador destes clubes e, desta forma, ganhou acesso a todas as informações necessárias para utilizar os métodos de engenharia social de forma eficaz.

“As consequências de ataques desta natureza podem variar desde o roubo de dinheiro até ao acesso à rede corporativa do clube. Por este motivo, é essencial que as empresas reforcem as medidas de segurança e formem os seus colaboradores para que estejam familiarizados com esse tipo de táticas e possam, assim, identificar e evitar futuros ataques", afirma Alfonso Ramirez, Diretor Geral da Kaspersky Ibéria.

Como não cair neste tipo de golpes

A Kaspersky sugere que as empresas e entidades estejam atentas às vulnerabilidades e às situações que os cibercriminosos costumam recorrer para realizar este tipo de ataques. Por isso, fornecer proteção e alertar os colaboradores sobre os diferentes perigos online, é a principal recomendação.

O programa Kaspersky Cybersecurity Training ajuda os colaboradores a ganhar maior consciência sobre as ameaças na rede, ou seja, não informa apenas sobre as ameaças existentes, mas também oferece as habilidades necessárias para lidar com métodos de engenharia social.

Além disso, a Kaspersky recomenda as empresas a utilizarem soluções de segurança com funcionalidades específicas para detetar e bloquear phishing, anexos maliciosos e spam. As empresas podem proteger os seus sistemas de e-mail locais, com aplicações específicas que fazem parte do Kaspersky Endpoint Security for Business.

Para obter mais informações sobre spam e phishing durante o primeiro trimestre de 2019, consulte o relatório da Kaspersky aqui.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 291 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top