Num investimento inédito de vários milhões de euros, protagonizado pela Altice Portugal, seis concelhos e mais de 60 freguesias do Maciço Central da Serra da Estrela já se encontram ligados através de fibra ótica. São cerca de 78.000 km já construídos de fibra ótica, o que equivale a dar duas vezes a volta ao mundo.

Com uma cobertura de 85% do território, mais de 144 mil habitantes e mais de 90 mil lares e empresas nos concelhos da Covilhã, Gouveia, Manteigas, Seia, Fundão e Oliveira do Hospital, vão passar a ter acesso a serviços de conectividade de excelência. Escolas, hospitais, unidades hoteleiras, empresas ou residências particulares, vão ter ao seu dispor autênticas autoestradas da informação, num verdadeiro projeto de interesse público.


Neste sentido, e no âmbito da estratégia da Altice Portugal de colocar Portugal na vanguarda da tecnologia e inovação, foi hoje realizada uma cerimónia de inauguração deste projeto de infraestruturação em fibra ótica de nova geração do Maciço Central, no Data Center da Altice Portugal na Covilhã, o maior centro de dados em Portugal e um dos dez maiores do mundo.

«Este projeto vem dar resposta a necessidades específicas da Região. A infraestruturação do Maciço Central da Serra da Estrela permite que jovens, empresas e clientes instalados nestes concelhos, tenham o mesmo acesso e as mesmas oportunidades que jovens, empresas e clientes sediados em Lisboa ou no Porto. O projeto de infraestruturação do Maciço Central tratou-se de um enorme esforço da Altice Portugal, alicerçado naquele que é o maior investimento privado do país nesta região. Vamos continuar a investir no país, a investir em inovação, a investir no território. Vamos continuar a investir em Portugal.», refere Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, no âmbito da cerimónia de inauguração do projeto de fibra no Maciço Central.

Este evento contou também com a presença do Secretário de Estado das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, e dos Presidentes das Câmara Municipais que integram o projeto: Covilhã, Seia, Fundão, Gouveia, Oliveira do Hospital e Manteigas.

Para Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado das Comunicações, «A Altice Portugal está de parabéns pelo esforço que fez. É notável que uma empresa privada o tenha feito sem auxílios públicos, adequando a sua estratégia empresarial. Pela intervenção do Presidente Executivo da Altice Portugal, percebemos que o lucro financeiro não é apenas o vetor que deve ser considerado pelas empresas. O lucro social é obviamente muito importante e é um fator de assunção da responsabilidade social das empresas. E, portanto, cumprimento os autarcas e cumprimento a Altice pelo trabalho que está a fazer.»

O Conselho de Administração da Altice Portugal, liderada por Alexandre Fonseca, visitou a Região do Maciço Central, nomeadamente aos concelhos da Covilhã, Gouveia e Seia. Ao longo do dia foram realizadas um conjunto de outras iniciativas, como uma visita ao Call Center Randstad/Altice, instalado no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã.

O pilar da intervenção social foi também reforçado durante a passagem nestas localidades. A Altice Portugal, através da Fundação Altice, e em colaboração com a Câmara Municipal de Gouveia e com a Câmara Municipal de Seia, inaugurou duas novas cabines de leitura nestes concelhos. À semelhança do que tem sido feito um pouco por todo o país, estas antigas cabines telefónicas passam a ser autênticas bibliotecas comunitárias, com o objetivo de promover a leitura.

Foi ainda realizada uma cerimónia que assinala a entrega de três dezenas de tablets à Escola Secundária de Seia. Esta iniciativa pretende criar oportunidades iguais para todos os jovens, contribuindo, assim, para a construção da Sociedade da Informação e acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação.

Continuando o seu caminho de investimento no território português como um todo, a Altice Portugal pretende fomentar e contribuir para o desenvolvimento económico e social destas regiões e de Portugal, mitigando desigualdades territoriais e ajudando a melhorar a qualidade de vida dos Portugueses.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 399 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top