Alunos, professores, educadores e encarregados de educação vão estar reunidos no próximo sábado, 11 de maio, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), para celebrar mais um Scratch Day, à semelhança do que acontece um pouco por todo o mundo em mais de 800 iniciativas previstas. 

O evento, promovido pelo projeto EduScratch, do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, pretende assinalar mais um ano de divulgação ao público desta linguagem de programação, através de duas sessões de partilha de boas práticas e de um workshop que permitirá aos presentes aprender “Os primeiros passos com Scratch”. 

A sessão de abertura está agendada para as 09h30, seguindo-se a apresentação “A programação nos currículos”, a cargo de António Silva, da Direção Geral da Educação (DGE).  Pelas 12h30, Maria do Rosário Rodrigues, docente da ESE/IPS, abordará a temática “Robots de solo no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico” e, a partir das 12h50, serão entregues os prémios do concurso nacional de programação “A criar com Scratch”. 

Nesta edição de 2018/2019, dedicada ao tema “O sistema solar”, foram submetidos 313 projetos a concurso, tendo participado mais de 1 100 jovens, do Pré-Escolar ao 3.º ciclo do Ensino Básico. Os grandes vencedores foram a “Equipa D”, da Charneca da Cotovia (categoria Pré-Escolar), “Os Astros”, da Escola Básica de Pousada de Saramagos (1.º ciclo), os “5th Grade Programmers”, do Colégio de São José, Coimbra (2.º ciclo), e a equipa “MPPD”, do Colégio INED, Porto (3.ºciclo). A lista completa de vencedores pode ser consultada aqui.

O concurso é uma iniciativa do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, através do seu projeto EduScratch, em parceria com a DGE, do Ministério da Educação, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1567 vezes
Tagged em
Top