Microsoft disponibiliza Windows 10 Insider Preview Build 18329 (19H1) - Wintech

A Microsoft anunciou no Windows Blog a disponibilização do Windows 10 Build 18329 (19H1) no âmbito do Windows Insider Program, para todos os utilizadores cujos PCs se encontram registados em Fast Ring.

Tal como tem acontecido noutro ciclos de desenvolvimento, nesta fase inicial as builds poderão conter mais bugs do que o esperado, o que poderá causar constrangimentos para alguns Insiders. Os utilizadores que não se sintam confortáveis poderão mudar para Slow Ring tendo em conta a qualidade das builds disponibilizadas por esta via.

Nota: Esta build não está disponivel nas edições e idiomas:

  • Windows 10 Home: RO-RO, SK-SK, SL-SI, SR-LATN-RS, TH-TH, UK-UA
  • Windows 10 Home N: RO-RO, SK-SK, SL-SI
  • Windows 10 Pro: FR-CA, IT-IT, JA-JP, KO-KR, NL-NL, PL-PL, SR-LATN-RS
  • Windows 10 Pro N: RO-RO, SK-SK

De acordo com o changelog, a Build 18329 inclui as habituais correções de bugs identificados anteriormente, a correção de um problema que fazia com que muitas apps Win32 demorassem mais tempo a iniciar por causa de serem suspensas de forma incorreta pelo sistema operativo, a correção de um problema na pagina das definições do Windows Insider Program que impedia o Narrador e programas de leituras de ecrãs de reproduzir corretamente a página, a resolução de um problema que fazia com a reprodução de vídeo mostrasse um ecrã preto depois da rotação de um dispositivo, a correção de um problema que resultava num GSOD Kernel_auto_boost_lock_acquisition_with_raised_irql quando era usado m comando Xbox no PC, a resolução de um problema que fazia com que dispositivos USB não funcionassem corretamente, a correção de um problema que impedia o Microsoft Edge de aceder a IP’s locais, a correção de um problema que impedia a utilização de um segundo monitor ligado via Miracast, a correção de um problema que causava ecrãs pretos frequentemente na utilização do Remote Desktop, Miracast e DisplayLink em dispositivos com drivers AMD ou Nvidia, entre outras.

Relativamente a novidades, a Microsoft começa por referir a introdução de Top Apps na Pesquisa. Através desta nova opção, os utilizadores poderão aceder rapidamente às apps utilizadas com mais frequência. Para isso, basta abrir a Pesquisa e clicar nas apps localizadas no topo da janela.

Nesta build, os utilizadores poderão executar aplicações desktop Win32 (Spotify, Paint.NET, Visual Studio Code, etc.) no Windows Mixed Reality, tal como são executadas aplicações da Store. Estando esta funcionalidade ainda em desenvolvimento, é expectável a presença de bugs ainda em fase de resolução.

Para usar esta funcionalidade, os utilizadores deverão abrir o “Pins Panel”, aceder a “All Apps”, abrir a pasta “Classic Apps (Beta)” e selecionar a app Win32 a executar.

Outra novidade é o suporte do teclado touch para os idiomas ADLaM e Osage. O ADLaM é usado para escrever Pular/Fulfulde pelo povo Fulani em Africa. Já o Osage é usado pela não com o mesmo nome em Oklahoma.

Para experimentar esta funcionalidade, os utilizadores deverão aceder a Language Settings>Add a preferred language> search ADLaM or Osage.

A App Mail & Calendar inclui também algumas melhorias, nomeadamente a expansão do Dark Mode a mais áreas da UI e a Default Font.

Em termos de bugs já identificados nesta Build, a Microsoft refere que a app Windows Security poderá mostrar um status desconhecido na área “Virus & threat protection”, que a execução de jogos que usem software anti-cheat poderão provocar um GSOD, que as placas de som Creative X-Fi poderão não funcionar corretamente, que alguns leitores de cartões SD da Realtek não irão funcionar corretamente, que os ícones da taskbar poderão deixar de carregar e aparecer vazios, que o Windows Sandbox poderá mostrar um ecrã preto após a sua execução, que algumas opções de proteção em tempo real do Malwarebytes Premium não poderão ser ativadas, que o slider do brilho do ecrã poderá não funcionar, entre outros.

Mais informações podem ser encontradas no Windows Blog.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 203 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top