Como se proteger do Zacinlo, o vírus destruidor de antivírus - Wintech

Um vírus capaz de desativar os programas antivírus esteve recebendo mais atenção nos tempos recentes. O vírus adware se chama Zacinlo e ele está afetando especificamente as máquinas instaladas com o Windows 10. Embora tenha sido criado em 2012, ele se tornou mais proeminente após ser otimizado para as máquinas instaladas com o Windows 10. Os usuários americanos foram os mais afetados, com 90% das máquinas infectadas possuindo o Windows 10 instalado. O Zacinlo também pode ser chamado de Adware S5Mark, já que o seu propósito inicial era instalar anúncios e programas de redirecionamento irritantes.

O que é o vírus Zacinlo?

O vírus Zacinlo é descrito como uma combinação de adware e spyware, o BitDefender já publicou um resumo de sua história e algumas das melhores formas para se proteger dele. O Zacinlo é comercializado como uma forma de VPN, embora o seu propósito verdadeiro seja invadir as máquinas. Junto com outra VPN falsa (S5Mark), foi criado um vírus spyware e adware sutil. O Zacinlo é extremamente perigoso e os seus efeitos podem ser bastante difíceis de serem encontrados e eliminados. Este programa malicioso pode desativar e desinstalar vários pacotes de segurança em seu computador, inclusive os seus programas antivírus.

Inicialmente, o Zacinlo era usado primeiramente como um programa publicitário. Ele era capaz de inserir anúncios em páginas online executando um navegador invisível, e assim roubando recursos do sistema. Só que o Zacinlo foi atualizado e agora executa atividades bem mais maliciosas.

Hoje em dia, o Zacinlo é um rootkit, isso quer dizer que ele funciona no nível mais baixo do sistema. Ela altera o registro do Windows, podendo interceptar transações encriptadas e redirecionar as solicitações do navegador para páginas online falsificadas que são semelhantes ou idênticas às páginas verdadeiras. Sendo capaz até de alterar as faturas online. Embora o vírus tenha nascido em 2012, ele se tornou mais proeminente nos últimos 2 anos, 2017 em particular. Qualquer programa malicioso que tenha acesso ao registro do Windows pode causar danos graves e precisa ser removido o quanto antes.

Como saber se eu fui infectado com o vírus Zacinlo S5Mark?

O primeiro passo para remover um programa malicioso é saber se você está infectado. Os sintomas mais comuns são a lentidão do computador, links estranhos aparecendo em páginas online, e mais anúncios e pop ups sendo exibidos. Uma forma fácil de verificar se você está infectado é verificar se a palavra ‘S5Mark’ está sendo exibida em algum lugar da página que você está visitando, por exemplo: “oferecimento S5Mark” ou “Anúncios publicados por S5Mark”. O vírus S5Mark geralmente vem instalado com outros programas gratuitos e também sendo oferecido como um programa independente. Sempre opte por personalizar a instalação dos seus programas ao baixar alguns programas gratuitos e desmarque todos os itens opcionais, já que eles quase sempre incluem algum tipo de malware. Se você não possui o Windows 10 instalado em sua máquina, então é improvável que você esteja infectado com o S5Mark.

Como lidar com o Zacinlo

Vamos detalhar aqui algumas instruções de como remover o Zacinlo, caso a sua máquina esteja infectada. Antes de mais nada, você precisa remover o vírus do Windows, e depois instalar um programa de remoção de adwares como o Malwarebytes, que é bem recomendado. Execute o programa e assim que ele detectar o Zacinlo, selecione ‘enviar para a quarentena’. Depois disso, você precisa reiniciar o seu computador e redefinir as configurações do seu navegador para que o seu computador não seja redirecionado novamente para páginas de anúncios. Essa talvez seja a forma mais fácil de remover o S5Mark, embora hajam outras opções, como a recuperação de disco (esse é um toque mais complicado para os usuários gerais da Internet).

Como evitar infecções futuras?

No século 21, é de extrema importância possuir uma ferramenta antivírus de alta qualidade, como o Nano Antivírus, o Total AV, ou o AVG. Esses são recomendados como os melhores programas antivírus e eles também servem como um mecanismo de defesa multifuncional contra as ameaças de invasão. Eles vão escanear o seu dispositivo rotineiramente para detectar ameaças e enviar os programas suspeitos para a quarentena. Vários desses programas antivírus podem ser usados como VPNs, rastreadores de malware, bloqueadores de anúncios, otimizadores de energia, e kits de remoção de vírus.

Você também pode se acostumar com vários hábitos usando o seu senso comum. Como mencionamos, se você estiver baixando um programa gratuito, verifique se ele é um programa legítimo e lembre-se de desmarcar todos os programas opcionais. Visite apenas os sites de download protegidos com o protocolo HTTPS e faça uma limpeza em seu computador de vez em quando.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 125 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top