Sophos alerta para os perigos existentes nas compras online - Wintech

A Sophos, líder global na segurança de redes e endpoint, avisa os internautas que os hackers não descansam. As precauções que qualquer shopper deve ter na Black Friday e Cyber Monday, que agora se aproximam, não devem ser diferentes de qualquer outra efeméride realizada anualmente como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, as sextas-feiras informais, o Dia Nacional do Dador de Sangue, a final da Liga dos Campeões, o Dia mundial da Fotografia ou qualquer outro evento.

Para se proteger contra eventuais ataques e esquemas fraudulentos que todos os dias querem aparecer na sua vida, a Sophos recomenda-lhe oito boas práticas que deve começar já a implementar:

  1. Use um filtro web. Os filtros web bloqueiam a navegação em websites que são conhecidos por serem usados como esquemas, ações de phishing ou como forma de disseminar malware.
  2. Tenha cuidado com as aplicações móveis que descarrega já que podem conter phishing. No “Relatório de Ciberameaças de 2019” da Sophos, detectámos um aumento de aplicações que, sem serem maliciosas no seu código-fonte, serviam de janela para sites de phishing que davam acesso a vírus nos seus terminais. Desta forma, os cibercriminosos conseguem aceder ao código fonte do Google Play ou da Apple App Store.
  3. Use um gestor de passwords. Os gestores de passwords criam, relembram-no e inserem as passwords por si e não tentarão fazer login em websites de phishing independentemente de serem muito semelhantes a websites legítimos.
  4. Se parece bom demais para ser verdade, é porque o é. Alguns esquemas usam marcas familiares ou amigos e família para passarem uma imagem de confiança. Mantenha-se alterta – se algo lhe parecer estranho, desconfie.
  5. Verifique os seus extratos bancários regularmente. Eliminar todas as ameaças é bastante complicado, para não dizer impossível, é possível reduzir a possibilidade de ser vítima de fraude ou phishing verificando os extractos bancários e tendo um controlo especial dos gastos que estão fora do normal. Além disso, é importante rever os e-mails de confirmação de compra para assegurarmos que não se estão a realizar movimentos fraudulentos sem o nosso conhecimento.
  6. Tenha em atenção como e onde se liga. Os smartphones permitem-nos aceder à internet e consultar ofertas em qualquer momento e lugar, mas, e se as redes WiFi a que nos conectamos não são seguras? Os cibercriminosos simulam redes WiFi gratuitas em cafés, estações de comboio ou espaços públicos com a intenção de aceder aos dispositivos das suas vitimas. Se não está convencido de que é uma rede segura, é melhor ligar-se ao seu plano de dados móveis.
  7. Vigiar onde fazemos click. Tanto as empresas legítimas como os cibercriminosos jogam com a pressão do tempo e mostram ofertas com contagem decrescente como estratégia de vendas para gerar um impulso de compra no consumidor. É possível que receba ofertas atractivas com limite de tempo pelo que é importante parar, pensar e controlar os nossos impulsos antes de comprar para não cair em armadilhas de phishing por erro. Não faça click se não está 100% seguro de que é uma página legítima e de confiança.
  8. Cuidado com o  typosquattingAinda que não pareça não nos estamos a referir a um novo Pokemon. O typosquatting é uma terminologia que alude à técnica que os cibercriminosos utilizam para se aproveitarem dos erros de escrita que os utilizadores cometem ao escrever nos seus dispositivos, em especial, nos smartphones e assim redirecionarem-nos para páginas web e domínios previamente registados que simulam ser webs legítimas e que podem infectar os nossos dispositivos com vírus ou software malicioso

A Sophos é uma empresa líder em soluções de segurança de próxima geração na rede e para endpoint. Enquanto pioneira na área da segurança sincronizada, a Sophos desenvolve um portfólio de soluções de segurança inovadoras para endpoint, rede, encriptação, web, email e mobile que trabalham bem em conjunto. Mais de 100 milhões de utilizadores em 150 países confiam nas soluções Sophos como a melhor proteção contra ameaças sofisticadas e perda de informação. Os produtos Sophos estão exclusivamente disponíveis através de um canal global com mais de 26.000 parceiros registados.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 401 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top