A EDP reforça que não solicita, em qualquer mensagem de correio eletrónico, elementos de caráter pessoal e/ou confidencial, como por exemplo dados para novas formas de pagamento ou reembolsos.
Este tipo de ação maliciosa denomina-se Phishing e visa obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução de dados confidenciais.
Imagem : PSP
A EDP informa ainda que é totalmente alheia a esta situação e alega que a informação do e-mail e que foi obtida por parte dos hackers pode ter sido feito através da aquisição no mercado de bases de dados de e-mails.
Uma vez que a EDP é uma empresa líder de mercado, a probabilidade de atingir os seus clientes através destes envios massivos é mais elevada. A EDP revela ainda que procura atuar da forma mais rápida possível de forma a minimizar os impactos deste tipo de ações, a precaver que outros clientes sejam afetados e a garantir que as pessoas ou entidades responsáveis por estes atos são identificadas e punidas pelas autoridades competentes.