A Volvo Cars e a NVIDIA, empresa líder no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, estão a unir esforços.

Esta parceria procurará desenvolver as unidades centrais computarizadas que irão equipar a próxima geração de automóveis  Volvo.

O computador central terá como base a tecnologia NVIDIA’s DRIVE AGX Xavier e irá permitir à Volvo Cars a implementação de uma plataforma tecnologicamente avançada denominada Scalable Product Architecture 2 (SPA 2). O primeiro modelo equipado com esta tecnologia deverá ser introduzido no início da próxima década.

Este acordo irá aprofundar ainda mais a parceria já existente entre a Volvo Cars e a NVIDIA. Recorde-se que, no ano passado,  as empresas havia já iniciado uma colaboração com vista ao desenvolvimento de sistemas de software para a condução autónoma.

A nova plataforma irá utilizar o conhecimento tecnológico da NVIDIA em matéria de inteligência artificial e a sua capacidade computarizada permitindo assim à Volvo Cars um avanço considerável na implementação de sistemas de apoio à condução, gestão de energia e personalização do veículo.

Ao adicionar capacidades de percepção a 360º e um sistema de monitorização de condução, o computador central irá apoiar a Volvo na introdução, de forma segura, de viaturas de condução totalmente autónoma.

“Para introduzir a condução autónoma no mercado será necessário um aumento da capacidade computarizada das viaturas em conjunto com avanços constantes no capitulo da inteligência artificial. O nosso acordo com a NVIDIA será uma peça importante deste puzzle e irá ajudar a apresentar aos nossos clientes, de uma forma segura, a condução completamente autónoma”, referiu Håkan Samuelsson - President & CEO - Volvo Cars.

“Como líder mundial em tecnologias de segurança e de inovação, a Volvo entende e bem, que existe uma relação direta entre a segurança, o conforto e o nível de computadorização dos veículos.”
 Jensen Huang - Founder & CEO - NVIDIA.

A SPA 2 será a sucessora da plataforma Volvo SPA - Scalable Product Architecture

Esta plataforma SPA tem vindo a ser utilizada com sucesso nos vários modelos 90 e 60 que a Volvo tem vindo a apresentar nos últimos anos. Estes novos modelos têm sido um dos fatores chave da transformação operacional e financeira que a empresa tem vindo a viver.

A SPA 2 parte das vantagens já existentes na SPA e acrescenta novas tecnpologias em áreas como a eletrificação, a conectividade e a condução autónoma. O seu computador central irá desempenhar um papel fundamental na forma como as atualizações de software serão realizadas.

A Volvo Cars está fortemente empenhada no estabelecimento de parcerias estratégicas que  acelerem a introdução de novas tecnologias no âmbito da disrupção atualmente existente na indústria automóvel.

Classifique este item
(1 Vote)
Ler 2244 vezes
Tagged em
Top