Este problema é causado por causa de uma incompatibilidade de determinados equipamentos HP com o Windows 10 V1803 e V1809.
Esta atualização pode ser obtida via Windows Update e no Microsoft Update Catalog.
Nota: Os utilizadores que não consigam iniciar os seus sistemas por causa do driver problemático poderão executar os seguintes passos para resolver o problema:
- Iniciar o PC recorrendo a uma Pen de recuperação criada através do MCT, ou pressionado o botão de Power no PC 3 vezes durante o boot até aparecer o menu das Opções Avançadas do Windows 10.
- Selecionar a opção Resolução de Problemas
- Selecionar Opções Avançadas
- Selecionar Linha de Comandos
- Escrever o seguinte comando seguido de Enter: cd C:\Windows\System32\drivers
- Escrever ren HpqKbFiltr.sys HpqKbFiltr.sys.old seguido de Enter
- Escrever exit para fechar a janela da linha de comandos e reiniciar o PC.
Recorde-se que a atualização disponibilizada pela Microsoft no início deste mês, provocou alguns problemas e que levou a que a empresa norte-americana a suspender a sua distribuição.
Após terem sido corrigidos os problemas inicialmente detetados, a Microsoft voltou a disponibilizar o update, porém rapidamente surgiram relatos publicados nos fóruns da Microsoft e que davam conta desse update provocar bloqueio em computadores da marca HP e Dell apresentando um BSOD (o famoso ecrã de bloqueio azul).
Este bloqueio tornou-se particularmente preocupante devido ao facto de muitos dos utilizadores ficarem privados de voltarem a recuperar o sistema ou de restaurar para uma versão pré-atualização.