Como navegar com segurança na internet - Wintech

Um dos tópicos que mais vem a ser discutido dentro do mundo digital é o de cibersegurança. Bilhões de pessoas estão conectadas praticamente 24 horas via internet, e grande parte das fraudes acontecem justamente onde elas estão. Alguns cuidados básicos, mas que são em grande parte ignorados, podem evitar que acabe a tornar-se vítima dessas fraudes.

Entre esses cuidados estão: evitar ao máximo fazer transferências de arquivos na internet, os quais podem conter vírus que em alguns casos captam informações da sua máquina, principalmente, de pagamentos como cartões de débito e de crédito, evitar também aceitar qualquer pessoa nas redes sociais, já que não dá para saber com certeza quais são os verdadeiros interesses de todo o mundo que acessa o seu conteúdo virtual, e dá para se retirar muito informação pessoal em contas no Facebook e no Twitter, por exemplo. 

É melhor usar uma rede de wi-fi privada, e se estiver na rua, escolha sempre o 4G do seu celular, ao invés de um wi-fi público, o qual é largamente disponibilizado em Portugal através do Go Wi-fi, por exemplo, mesmo que isso signifique um investimento maior, já que o primeiro é muito mais seguro que o segundo e é melhor prevenir do que remediar. Em adição, mesmo que o seu celular seja a melhor ferramenta para resolver todos os seus problemas, na hora de realizar pagamentos, de grandes quantias, por exemplo, prefira usar o PC.

Uma das indústrias que sofre mais com a questão de segurança digital, já que está a lidar com transferências monetárias a todo o tempo, e a qual investe milhões para combater fraudes em seus sistemas, é a de casinos online. Na hora de escolher a empresa com qual vai apostar é preciso buscar por certificações do segmento, tais como eCogra, uma organização que preza pelo jogo responsável, e também por outras. Uma boa forma de saber se a empresa é confiável é acessando sítios web como Galobonus.pt, o qual produz reviews das principais empresas do segmento.

Outro segmento é o de bancos onlines, os quais também investem muito em cibersegurança, sendo o profissional que atua nesta área um dos mais bem pagos, devido a sua importância. O Banco de Portugal, por exemplo, respeita uma extensa regulamentação de como todas as instituições financeiras portuguesas ou estrangeiras que atuem em Portugal devem atuar dentro da cibersegurança para garantir o máximo de privacidade para todos os utilizadores e dar uma alta proteção para todos os seus dados.

Entre as maiores fraudes dentro da internet estão: páginas pedindo para responder pesquisas ou para clicar em cartões, ou em mensagens comemorativas, mensagens de bancos ou de loterias, ou dizendo que você ganhou algum tipo de produto ou de serviço gratuito. Estas páginas devem ser ignoradas e fechadas, evite ao máximo clicar nelas e acessar esses websites.

Para garantir ainda mais segurança é preciso atualizar o sistema operacional do seu computador ou do seu mobile, além disso, é preciso usar também um antivírus, entre os mais famosos está o McAfee, e tentar criar ao máximo senhas bem fortes. A questão de segurança é muito mais simples do que imaginamos, com alguns cuidados básicos e prestando atenção onde está a navegar e quais informações está a passar, é possível se manter cada vez mais seguro e impedir que fraudes aconteçam.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 344 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top