A Microsoft anunciou esta semana, através do Windows Blog, a disponibilização do Windows 10 Build 17723 (RS5) no âmbito do Windows Insider Program, para todos os utilizadores cujos PCs se encontram registados em Fast Ring.

Os Insiders que optaram por registar os seus PCs na SkipAhead serão contemplados com a Build 18204 (19H1). 

Tal como já tinha sido anunciado, as Builds RS5 serão provenientes da branch RS5_RELEASE enquanto que as 19H1(Skip Ahead) serão provenientes da RS_PRERELEASE. Os Insiders registados nestas Rings poderão visualizar esta informação na marca d’água existente no canto inferior direito do ecrã. Futuramente e à semelhança de Builds anteriores, a Microsoft fará anúncios separados quando disponibilizar novas builds RS5 e Skip Ahead.

De acordo com o changelog, a Build 17723 e 18204 trazem cerca de 40 correções de bugs identificados anteriormente e que incluem a resolução de um problema que fazia com que o Menu “…” não funcionasse em múltiplas UWP Apps, a resolução de um problema em alguns PCs com múltiplos monitores onde as janelas poderiam aparecer numa posição superior, a resolução de um problema no Event Log Service que fazia com que fosse usada uma grande quantidade de CPU, a resolução de um problema que fazia com que o Windows Defender Application Guard deixasse de funcionar após a instalação da atualização cumulativa KB4345215, a resolução de um problema que fazia com que a instalação de uma atualização fosse revertida para a build anterior com o erro 0x8007001f, a resolução de um problema que fazia com que determinados Portáteis recebessem o bug check CRITICAL PROCESS DIED após serem colocados em Sleep, a resolução de um problema que fazia com que a Timeline deixasse de funcionar em alguns dispositivos, entre outros.

Da lista de novidades destas Builds, a Microsoft começa por destacar o Mixed Reality Flashlight, uma nova funcionalidade na MR do Windows 10 que permite abrir um portal para o mundo real através do Start Menu, atalho ou comando de voz, removendo assim a necessidade de retirar temporariamente o Headset.

Microsoft Edge recebeu mais algumas novidades, nomeadamente novas Políticas de Grupo e definições MDM para que os IT Pros possam fazer a gestão do Edge. Entre as novas políticas está a possibilidade de ativar/desativar o modo full-screen, impressão, barra de favoritos, configurar o botão Home e as opções de arranque, entre outras. Para saber mais sobre as novas políticas, clique aqui.

Com a disponibilização desta build, deixam de existir os filtros XSS no Microsoft Edge. Graças a novos standards de segurança como o Content Security Policy, os utilizadores continuaram protegidos contra ataques por injeção XSS.

Os utilizadores que usem com frequência o atalho Win + . para abrir o Emoji Panel, terão 157 novos emojis disponíveis do standard Unicode 11, e os já existentes receberam algumas melhorias em relação às builds anteriores.

A Microsoft refere também melhorias na precisão do tempo e rastreabilidade, nomeadamente suporte para o Leap Second, a introdução do Precision Time Protocol e o Software Timestamping. Para mais informações sobre estas melhorias, clique aqui.

Para além destas novidades, a Microsoft anuncia melhorias no setup do Kiosk e suporte do Microsoft Edge neste modo, melhorias no processo de restart para finalizar a instalação de atualizações que assenta num novo modelo preditivo e também melhorias na Gamebar.

Em termos de bugs já identificados nesta Build, a Microsoft refere que o flyout do Relógio & Calendário e as notificações poderão não aparecer até ser aberto o Menu Iniciar ou Centro de Ação, que os flyout da barra de tarefas não terão o fundo acrílico, que o texto aumentado através da definição “Make Text Bigger” poderá não ser apresentado corretamente em todos os locais do sistema operativo entre, que o URL configurado como página de abertura no Microsoft Edge no modo Kiosk poderá não abrir, que no Windows 10 S mode executar o Office a partir da Store irá mostrar o erro “is either not designed to run on Windows or it contains an error. Try installing the program again…”, que algumas funcionalidades do Narrador não irão funcionar corretamente, entre outros.

Mais informações: Windows Blog.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2369 vezes
Top