Era digital e privacidade parecem paradoxos. Com efeito, a primeira potencia a transmissão de informação em tempo real para os quatro cantos do mundo e a segunda, de acordo com o novo RPGD, está em risco. As novas tecnologias permitem inovar na forma de tratar dados, mas é importante atentar nas repercussões para os indivíduos e para as empresas, que se deparam desde 25 de maio de 2018 com um novo paradigma da sociedade.
Dirigida ao público em geral e a profissionais de dados, compliance e tecnologia em particular, na obra “Pôr em Prática o RGPD” tudo é explicado ao cidadão, desde as definições e direitos dos titulares dos dados pessoais até aos limites e deveres, com detalhe e exemplos. Mas principalmente as PME que aqui encontrarão as respostas às mais prementes questões sobre como atingir a conformidade com método, com as pessoas certas nos lugares certos, com o empenho de quem dirige e a formação de quem nelas trabalha.
Dividido em capítulos como Avaliação de Riscos, Contrato de Subcontratação, Avaliação de Segurança, entre outros, são dados a conhecer ao leitor novos direitos e deveres, explorando alguns exemplos concretos com vista a contribuir para o entendimento profundo sobre este tema e sua aplicabilidade. Complementarmente, o livro apresenta 7 medidas para construir um dossiê de contingência para situações do dia-a-dia.
O livro “Pôr em Prática o RGPD” tem um preço de venda recomendado de 16,55€ e pode ser encontrado nas livrarias, na LIDEL e em www.fca.pt .