Uma nova fraude foi descoberta recentemente e está a afetar os utilizadores de dispositivos Android.

A fraude passava por enganar os utilizadores roubando dinheiro das vitimas através do recurso de assinaturas semanas que a Google Play Store oferece aos programadores. De forma mais linear, o jogo "Pingu Cleans Up" tentava enganar os utilizadores mais distraídos e levá-los a comprarem uma assinatura semanal no valor de 5,50€ sem que estes se apercebessem.

O método era bastante simples, e logo após a instalação do jogo surgiam duas janelas de configuração onde surgem configurações que permitem personalizar a personagem no jogo. No entanto estas janelas de configuração foram pensadas para que tivessem o mesmo aspeto da janela de “popup” de compras ou assinaturas que a Google Play Store possui sendo que o intuito deste sistema passava por fazer com que as vitimas clicassem em três janelas (a última fraudulenta) muito ao estilo do que normalmente se faz quando se instala um aplicativo no PC recorrendo ao sistema de “Seguinte > Seguinte > Seguinte”.

 

Apesar de muitos terem caído neste golpe, muitos foram os que rapidamente se aperceberem e começaram a divulgar o esquema na Google Play Store. A Google entretanto já reagiu e decidiu remover a aplicação da sua loja pelo que, o que se recomenda aos milhares de utilizadores que descarregaram a App, é que a desinstalem e tentem anular a fraude o quanto antes.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1781 vezes Modificado em Abr. 01, 2018

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top